Saúde

Julho Amarelo promove ações de prevenção a hepatites

Atividades em Bertioga incluem pedágio e testes rápidos no dia 27

Da Redação
Publicado em 14/07/2018, às 07h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMB
Divulgação/PMB

A programação do Julho Amarelo, que alerta sobre as hepatites, conta com várias atividades promovidas pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Bertioga. A campanha foca em salões de beleza e estúdios de tatuagem. Na ação, as equipes têm visitado os estabelecimentos para conscientizar frequentadores e funcionários quanto à correta manipulação de agulhas, seringas e alicates de unha para que evitar a transmissão da doença. Na última sexta-feira do mês, dia 27, está prevista a realização de um pedágio de conscientização, com testes rápidos, no cruzamento das avenidas Anchieta e 19 de Maio, no Centro, na rotatória do supermercado Krill.

As hepatites B e C são doenças virais que atacam o fígado e, devido a falta de sintomas, os contaminados podem viver com o vírus por anos, sem perceber, no entanto, a doença pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte.

A hepatite B é transmitida por relação sexual sem proteção ou contato com sangue contaminado. Geralmente, não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos pelo SUS. Existe vacina para a doença, disponíveis nas unidades básicas de saúde. São três doses para todos, independente da idade. 

Já a hepatite C é transmitida por contato com sangue contaminado (cirurgias, transfusão de sangue, tatuagem, piercing) ou relação sexual sem proteção. Até 1993, não havia teste para detectar esse tipo de hepatite, por isso, muitas pessoas foram infectadas em cirurgias, transfusão de sangue, tatuagens, colocação de piercing ou compartilhamento de seringas. O teste, gratuito por meio do SUS, é recomendado para pessoas acima de 40 anos de idade. 

Em Bertioga, o teste de hepatite pode ser feito durante o ano inteiro no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), instalado na rua Jorge Ferreira, 60. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

A imunização contra a hepatite pode ser recebida de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: UBS Boraceia (rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº, Boracéia); UBS Indaiá (rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá); UBS Mirosam (rua São Gonzalo, s/nº, na Vila do Bem, Chácaras); UBS Maitinga (rua Alberto Augusto de Andrade, antiga Rua 14, s/nº, Maitinga); UBS Vicente Carvalho II (rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!