Jacaré de cerca de 2 metros é avistado no rio Itapanhaú, em Bertioga

Animal foi visto na sexta-feira, 10, nas proximidades do bairro Rio da Praia

Eleni Nogueira
Publicado em 13/07/2020, às 14h54 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h09

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo pessoal/Divulgação
Arquivo pessoal/Divulgação

Imagem acervo site

Durante uma pescaria de lazer no rio Itapanhaú, em Bertioga, na manhã de sexta-feira, 10, pescadores avistaram um jacaré, de cerca de dois metros, nas margens do rio. O animal estava imóvel e cheio de lama. Ele foi filmado por alguns minutos e, mesmo com a proximidade da embarcação e das vozes dos pescadores, permaneceu imóvel. 

O pescador Antonio Rodrigues Filho foi quem fez as imagens e ficou surpreso com o tamanho do animal.  "Já vi outros jacarés na região do rio Itapanhaú, mas nunca desse tamanho. Este deve ter um pouco mais de dois metros. Ele tinha um papo bem grande, mas não deu para ver a cor, porque estava todo cheio de lama". 

Participe dos nossos grupos ℹ📲  https://bit.ly/COSTAAGORA  Informe-se, denuncie!

Como animal não se movia, para confirmar se estava vivo, o pescador disse que jogou uns respingos de água nele. "Foi bem de leve, só para ver se tinha reação. Ele se moveu, entrou na água, e passou por baixo do barco, bem tranquilo". 

A espécie de jacaré existente nesta região é o de papo-amarelo. O de sexta-feira, 10, foi visto nas proximidades do bairro Rio da Praia. 

A espécie

De acordo com estudos da Embrapa Pantanal, os jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)  têm cerca de 2 metros, mas seu comprimento pode chegar a 3,5. O ciclo de vida é longo e pode ultrapassar os 70 anos de idade; vivem em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas, onde tomam seus longos banhos de sol. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!