Com apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), a Investe São Paulo realizou, na sexta-feira, 16, sua primeira ação institucional de capacitação de municípios para atração de investimentos fora de sua sede. O evento foi realizado no escritório da Agem, com a participação de todas as prefeituras municipais representadas pela entidade, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e da Desenvolve São Paulo.
O objetivo do evento foi possibilitar uma discussão sobre como tornar o município mais atrativo para potenciais investidores. Na ocasião, Sérgio Costa, diretor de investimentos da Investe São Paulo, proferiu palestra sobre ferramentas que ajudam no atendimento de empreendedores e contribuem para a criação de uma estrutura adequada para a escolha do município pelo investidor. Ele disse: “São as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam nossos serviços. A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos”. O diretor da Desenvolve São Paulo Nadson Xavier fez uma apresentação na qual mostrou as linhas de crédito que podem auxiliar os municípios na renovação e aquisição de infraestrutura. Na abertura do encontro, Marcelo Bueno, diretor executivo da Agem, falou sobre a importância da parceria com a Investe São Paulo: “Tenho certeza de que o dia de hoje será extremamente produtivo. A aproximação com a equipe da Investe SP vai oferecer um excelente suporte para atrairmos investimentos que gerem emprego e renda”. Paulo Delgado, assessor de gabinete da SDECTI, que coordenou os trabalhos em nome do secretário da pasta Nelson Baeta Neves Filho, aproveitou a oportunidade para elogiar o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Baixada Santista. “Quando vemos o esforço da Baixada Santista de atuar como um grupo de cidades, que se unem para o desenvolvimento conjunto, ficamos muito entusiasmados. Tenho certeza de que este plano será parâmetro e um exemplo a ser seguido por muitas regiões do estado de São Paulo”. Depois das palestras da Investe SP e da Desenvolve SP, na segunda parte do evento, foi realizado um fórum no qual cada prefeitura apresentou as principais características de seu município, como principal atividade econômica; oportunidades de negócios; distritos ou polos industriais; áreas disponíveis para plantas produtivas; leis de incentivos; centros tecnológicos; e outras informações.
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, a agência Investe São Paulo promove uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais para debater projetos locais de atração de investimentos. Até o momento, já foram realizadas 25 reuniões, em mais de 424 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar sua inscrição pelo telefone (11) 3100 0352.
Comentários