educação

Instituto Verdescola inaugura ginásio e escola municipal

Equipamentos foram entregues no sábado, 17, na presença de Márcio França; Aldo Rebelo; Aguilar Júnior e Emanuel Rego

Marina Aguiar
Publicado em 22/03/2018, às 11h00 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h36

FacebookTwitterWhatsApp
Ginásio de mil m² abrigará atividades de vôlei, futebol, handebol e outros esportes - JCN
Ginásio de mil m² abrigará atividades de vôlei, futebol, handebol e outros esportes - JCN

O sábado, 17, foi marco de duas grandes inaugurações no Instituto Verdescola, localizado na Barra do Sahy, em São Sebastião. Os mais de 1.000 alunos da entidade, fundada por Maria Antonia Civita, receberam um ginásio de 1.000m²; e a Emei Sonho de Criança, que atende 142 alunos em três salas de aula e seis classes, ambos no terreno de 8 mil m² doado pela prefeitura de São Sebastião.

Maria Antonia fundou o instituto em 2008, com o intuito de formar cidadãos para o mundo. São mais de 30 cursos oferecidos no contraturno das aulas das crianças e jovens, para complementação de matérias, prática de esportes ou aprendizado de uma nova disciplina. "Elas se sentem muito bem e os pais mais ainda. Eles saem da escola e vêm pra cá ou vice-versa. É uma educação integral, com reforço  de português, matemática, aulas de inglês, de música. Eles têm um outro leque, uma outra perspectiva e visão do mundo", disse a fundadora.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-governador do estado de São Paulo Márcio França; na oportunidade, ele disse: "Muitos turistas contribuem com o desenvolvimento das cidades do litoral, mas algumas poucas pessoas iluminadas por Deus ajudam a criar condições para que as pessoas daqui possam viver melhor, como a Maria Antonia e todos que a ajudam a manter esse lugar vivo".

O ex-ministro do Esporte, ex-deputado federal e pré-candidato à presidência da República, Aldo Rebelo, participou da luta pela construção do ginásio, iniciada em  2011: "Ela deu entrada na documentação em 2011; eu assumi o ministério no fim de 2011 e procuramos agilizar o processo. As coisas nem sempre são fáceis, isso aqui teve recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e foi preciso obedecer toda uma tramitação; a Maria Antonia fez tudo certo e contou com o nosso apoio dentro das possibilidades".

O ginásio tão sonhado por Maria Antonia ganhou vida com o apoio da prefeitura e com a parceria do projeto VivaVôlei, fundado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e patrocinado pelo Banco do Brasil. Embaixador do projeto, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego brincou com as crianças do projeto. "Nós, atletas, tentamos passar uma imagem superpositiva, para que eles sigam esse exemplo e despertem o sonho de jogar, essa é a nossa grande missão", explicou o atleta, que possui três medalhas olímpicas  no currículo.

O projeto VivaVôlei oferece capacitação para os professores, material, acompanhamento e eventos para as crianças envolvidas. O coordenador Marcos Aurélio Gonçalves vê a oportunidade de trazer esperança aos alunos. "O Banco do Brasil já é patrocinador da CBV no esporte de alto rendimento, mas quer incentivar as crianças também. Se sair daqui um Giba, um Emanuel, uma Fabi, ficaremos superfelizes, mas o banco quer incentivar o processo de iniciação, até chegar numa fase de maturação na qual ela [a criança] vai jogar voleibol ou não".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!