No artigo dessa semana começo fazendo um convite para os leitores conhecerem nosso projeto. Em 1995 iniciei estudo e o desenvolvimento de trabalhos com bambu, em Bertioga. Ao longo de 10 anos pude aprimorar meus conhecimentos na teoria, mas principalmente na prática, desde o plantio à produção de utilidades diversas com bambu.
Em 2005 organizei o 1º Encontro Nacional de Bambu na cidade, na Casa de Cultura. Neste evento participaram profissionais da área vindos de vários Estados, assim como autoridades e a população local.
Em 2007 nossa empresa chegou a exportar mais de 20 toneladas de produtos em bambu.
Em 2008 iniciamos um novo seguimento para a comercialização das placas de revestimentos em bambu, cujo lançamento foi em 2009 na Revestir, a Feira Internacional de Revestimentos, em São Paulo. A partir daí nossos produtos passaram a ser conhecidos em todo comércio nacional e internacional, sendo destaque em diversas revistas, como Arquitetura & Construção, Kaza, Beach&Co., Varandas, além de jornais e televisão.
Recebo visitas e para a troca de experiências e informações nos estudos com bambu estou em contato com representantes de todo Brasil e também do Exterior, tanto curiosos quanto profissionais da área e ainda universidades.
Tenho prestado consultorias e ministrado cursos e palestras em entidades como Sesc, Senai e USP. Além disso, tenho oferecido trabalhos voluntários, onde procuro passar meus conhecimentos para comunidades, pois sei que o bambu pode ser uma boa opção de renda para a família.
A partir dessa experiência, em 2010, concretizou-se uma idéia, por meio de projeto do Instituto do Bambu, em Bertioga, formando assim o Pólo Nacional da categoria na região. O objetivo desse instituto é criar um espaço para reunir profissionais do setor para a troca de conhecimentos e a divulgação de frentes de trabalhos, trazendo benefícios diretos para a cidade e podendo promover a inclusão social e até gerar renda na comunidade.
Assim convido a todos aos profissionais de diversas áreas a enviar e-mail para [email protected] e aguardar o aviso da primeira reunião para apresentação desse projeto.
Comentários