Autorizado pelo governador Tarcísio de Freitas, certame oferece 98 vagas para pesquisador científico I; cargo exige nível superior

O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) terá seu quadro técnico ampliado para fortalecer a produção científica e a conservação ambiental no estado de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas autorizou, na quarta-feira (11), abertura de concurso público com 98 vagas para o cargo de pesquisador científico I.
Função exige nível superior e oferece salário inicial de R$ 9.052,47. Órgão é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), e a medida atende a solicitação direta da pasta para renovar a capacidade técnica dedicada ao território paulista.
Com autorização formalizada, as próximas etapas incluem a constituição da comissão organizadora, responsável pela elaboração do edital, escolha da banca examinadora e definição do cronograma. Expectativa é que o edital seja publicado nos próximos meses.
Novos profissionais deverão atuar em diversas frentes estratégicas, como:
Para o diretor do IPA, Marco Aurélio Nalon, recomposição do quadro é vital para o planejamento ambiental do estado. “A chegada de novos profissionais permitirá ampliar estudos estratégicos que apoiam a tomada de decisão no estado”, afirma.
Certame faz parte da implementação da Lei Complementar nº 1.435/2025, que modernizou a carreira de pesquisador científico em São Paulo. Objetivo da nova legislação é valorizar os profissionais e otimizar a gestão do corpo técnico para enfrentar desafios ambientais complexos e apoiar o planejamento territorial.