Meio ambiente

Instituições unem forças e vozes em prol das águas do litoral norte

Reunião foi realizado em Maresias e haverá novos encontros formativos para mobilizar territórios; inscrições podem ser feitas até 17 de outubro

Da Redação
Publicado em 09/10/2019, às 11h29 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h26

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Maresias tem recebido frequentemente a bandeira vermelha - Divulgação
Praia de Maresias tem recebido frequentemente a bandeira vermelha - Divulgação

Cerca de trinta instituições de diferentes bairros do município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, estiveram reunidas em Maresias para se capacitarem, unirem e se engajarem na gestão dos recursos hídricos da região, na abertura da construção do Programa de Comunicação Social do CBH-LN.

Imagem acervo site

A situação das bacias hidrográficas do litoral norte pede atenção. O acelerado ritmo de crescimento populacional somado à vocação turística e a existência de grandes empreendimentos refletem no aumento da demanda hídrica urbana em ao menos 140% desde 2010, e o atendimento público de água não está acompanhando este crescimento. É o que aponta o Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo no período de 2016 a 2019.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Muitas foram as sugestões, impressões e encaminhamentos sugeridos pelos participantes. Na dinâmica proposta, cada integrante se apresentou e conheceu o trabalho que será desenvolvido no bairro pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. A partir deste momento voltarão a se reunir para os encontros de formação que acontecerão em outubro e novembro.

Sabrina Moraes, do Coletivo Caiçara e integrante da coordenação nacional das comunidades tradicionais caiçaras reforça: “O litoral norte vem sofrendo com falta de saneamento básico, praias impróprias para banho, o que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida. A praia de Maresias, conhecida mundialmente, já que temos um campeão mundial de surfe, tem com frequência bandeira vermelha. Ter formação em recursos hídricos é primordial para a população local”. 

Marcaram presença no Encontro, o Instituto de Conservação Costeira (ICC), Departamento de Águas e Energia Elétrica – (DAEE), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Coletivo Caiçara, Sarau D”Amelinha, Instituto Verdescola, Ascam, Suburbano Convicto, Somar, Desengarrafando, Embalagens Sustentáveis, PMSS-SEMAM, Cinema na Kombi, Coletivo Maresias, Biovéritas e integrantes do CBH-LN e FunBEA.

Quer participar da Formação?

Então inscreva-se até o dia 17 de outubro. Clique no link abaixo e garanta a sua vaga. 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeml4Xz-DtTRSn5NjZXvm5sIwlBtgdFgzNz_oLzGd6AFDFSrA/viewform?usp=sf_link

Nestes encontros a construção será conjunta com temas prioritários para a conservação dos recursos hídricos, educação ambiental e mobilização social. Além de possibilitar o conhecimento da atuação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, o que amplia e favorece a participação de diversos atores na gestão das águas.

Como técnicas de ensino-aprendizagem, o FunBEA trabalhará com círculos de cultura, biomapas, o café compartilha, estruturas pedagógicas, entre outras.  Ao longo da formação os participantes construirão, de forma colaborativa, um evento aberto ao público com a temática da conservação dos recursos hídricos, em local e data a ser definida pelo grupo. O certificado terá a carga horária total de 60 horas/atividades. O local dos encontros ainda não está definido e acontecerá no bairro de Maresias. Participe!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!