“Como eu sei que ele é ameaçado de extinção, eu soltei de volta para a água”, disse José Cícero Gurgel dos Santos, de 30 anos
Um vídeo tem circulado em diversos grupos de WhatsApp e impressiona pela conscientização e ato de boa ação do pescador que devolve um cação-viola ao mar. Este peixe é extremamente raro e difícil de ser visto nas praias, porém, José Cícero Gurgel dos Santos, mais conhecido como Robson, encontrou três no mesmo dia na última quinta-feira (7) em Juquehy.
“Nesse dia eu estava pescando peixe normal, mas eu consegui pegar três cação-viola. Porém, como eu sei que ele é ameaçado de extinção e tudo, não pode pegar, daí eu os soltei para a água de volta”, afirmou à redação do Portal Costa Norte.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectadoE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲
Robson comenta que estes cações estão aparecendo muito na praia para procriarem e destaca que a última vez que pescou este peixe raro foi no ano passado, em 2020. “Eu só pesquei um ano passado, mas ano passado eu devolvi também”, reforçou.
Cação-Viola
O cação-viola (Rhinobatos percellens) é um peixe extremamente sensível e raro. A espécie enquadra-se no grupo dos elasmobrânquios (tubarões e raias) e são considerados peixes cartilaginosos. É importante frisar que a pesca do cação-viola é proibida, tanto para pesca esportiva como profissional.
Outro caso que chocou internautas
Outra foto que tem circulado pelas redes sociais é de um homem que pescou um enorme robalo no rio Itapanhaú. O registro aconteceu nessa semana e mostra um homem sentado com um impressionante robalo de 15 kg.
Espécie rara no litoral de SP
No começo do mês de setembro uma espécie rara vinda do mar foi encontrada no litoral de São Paulo. Um dragão azul, devorador de caravela-portuguesa, foi visto na praia de São Lourenço e chamou a atenção de moradores locais. O dragão azul, conhecido como lesma-do-mar é um ser vivo que nada livremente pelos oceanos e destaca-se por sua forma e coloração.
Comentários