Ilhabela foi selecionada pela organização de conservação da natureza, a WWF-Brasil, para desenvolver o projeto Turismo Sustentável em Destinos Costeiros. O município concorria com Paraty/RJ, e foi contemplado após processo seletivo que avaliava itens relacionados à gestão do destino, natureza e cenário, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, além de negócios e hospitalidade.
O fato de Ilhabela possuir plano gestor de turismo desde 2005, revisado recentemente, e que norteia o planejamento e execução de ações, e também a existência de Unidade de Conservação, foram fatores decisivos à escolha.
O projeto tem duração de aproximadamente dois anos e terá a Secretaria de Turismo como responsável pela implementação. Será formada ainda uma governança, incluindo os membros do Conselho Municipal de Turismo - Comtur. O objetivo é adequar o planejamento e ações de turismo a padrões internacionais de sustentabilidade, maximizando aspectos relacionados à gestão e a benefícios econômicos, sociais, culturais e ambientais.
O Secretário Municipal de Turismo Ricardo Fazzini destacou a importância desta conquista para o arquipélago: “Dessa forma, caminhamos para alinhar o trabalho desenvolvido na cidade a padrões seguidos por destinos em todo o mundo. É necessário encarar o turismo como um negócio, de forma sustentável, para que esta atividade possa reverter benefícios à comunidade, empresários e turistas, contribuindo para promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida”.
O secretário lembrou também que 2017 é considerado, pela Organização Mundial do Turismo (ONU), o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Assim, agir de forma sustentável não seria uma tendência, e sim, uma necessidade perene, já que o turista está cada vez mais exigente e consciente a aspectos que englobam a sustentabilidade na hora de escolher seu destino de férias.
Ilhabela
Da redação
Foto: PMI
Comentários