Objetivo é que pacientes diagnosticados com Covid-19 fiquem internados no Hospital Mário Covas, enquanto os outros casos serão tratados no novo hospital de campanha
A prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (10), no estacionamento do Hospital Mário Covas, na Barra Velha, a instalação de um novo hospital de campanha no município.
Objetivo é que pacientes diagnosticados com Covid-19 fiquem internados no Hospital Mário Covas, enquanto os outros casos são tratados no novo hospital de campanha.
O local, terá capacidade de 46 leitos, mas inicialmente a estrutura contará com 20 leitos e terá a capacidade aumentada conforme a demanda. “No início da campanha, contamos com a estrutura do Caps, que contava com 22 leitos. Com a chegada da alta temporada, há um aumento da demanda do hospital com casos de fraturas, acidentes de trânsito, afogamentos, quedas em cachoeiras e outras situações, por isso optamos pelo Hospital de Campanha”, explicou o secretário de saúde Gustavo Baboni.
Com os leitos disponibilizados no hospital de campanha, o município ampliará a capacidade de atendimento para pacientes diagnosticados com a covid, no Hospital Mário Covas, que passa a contar com 25 leitos intermediários e cinco leitos de UTI.
O secretário alerta sobre o perfil de pacientes internados no setor respiratório. “No início da pandemia, a maior parte dos pacientes graves tinham entre de 69 e 80 anos de idade, agora são os mais jovens, muitas vezes na faixa dos 25 e 35 anos de idade”, concluiu.
Dados Covid
Até o momento, Ilhabela tem 2.600 casos confirmados para COVID-19. Destes, 2.169 já estão recuperados, o que corresponde a 89,7 % do total.
O município tem a menor taxa de letalidade do Litoral Norte. Os dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo é um conjunto de fatores, dentre eles a condutas médicas que estão à luz da ciência, tanto na atenção básica (UBSs) quanto no Hospital Mario Covas Junior, pautadas pelas mais novas evidências científicas disponíveis na literatura médica.
Comentários