Chuvas

Ilhabela: Estrada de Castelhanos será liberada nesta segunda-feira

Decisão pelo fim da interdição foi tomada em vistoria realizada na tarde de domingo, 11

Da Redação
Publicado em 12/11/2018, às 12h26 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h51

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMI
Divulgação/PMI

A Estrada do Parque Estadual, acesso à Baía de Castelhanos, em Ilhabela, será liberada nesta segunda-feira, 11. A decisão ocorre após dois dias de interdição, devido ao risco iminente de acidente após as fortes chuvas registradas durante a semana passada, que causou muitas quedas de árvores, deslizamentos de pedra, terra e comprometimento parcial de trechos da estrada.

A liberação ocorre após vistoria realizada pelo prefeito Márcio Tenório, acompanhado de representantes da Defesa Civil, direção do Parque Estadual de Ilhabela, secretarias de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, de Meio Ambiente, Defesa Civil, e uma comissão de jipeiros, no final da tarde de sábado, 10.

No domingo, em antecipação a uma reunião marcada para segunda-feira, 12, o prefeito convocou os envolvidos para a vistoria em toda a extensão da estrada, com parada nos pontos considerados mais críticos e que já estavam sendo monitorados pela Defesa Civil e a diretoria do Parque Estadual. Muitos dos locais já estavam desobstruídos mediante orientação da Defesa Civil e todos os outros continuarão sendo monitorados neste início de semana.

Interdição

A estrada de Castelhanos foi interditada no sábado, 10, e domingo, 11, foi definida na sexta-feira, 9, à noite, em reunião emergencial com representantes da direção do Parque Estadual, Defesa Civil, Secretarias de Planejamento Urbano, Obras e Habitação e Meio Ambiente e Câmara Municipal, após o local sofrer com as fortes e constantes chuvas.

O chefe do Executivo e as autoridades presentes à reunião decidiram adotar a interdição como medida de segurança, porque a chuva se manteve durante toda a semana e prejudicou principalmente o trecho entre o km 11 e o km 15. 

O prefeito Márcio Tenório explicou as decisões tomadas: “Na vistoria realizada ontem (11), os técnicos explicaram que a trégua da chuva no fim de semana, e a chegada do sol, permite a liberação da estrada para tráfego. Na sexta-feira, a situação era adversa e optamos pela interdição com o objetivo de preservar vidas”.

Além do prefeito e da comissão de jipeiros, participaram da vistoria os secretários  Rogério De Lucca (secretário de Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Maria Salete Magalhães (secretária de Meio Ambiente), Carlos Augusto de Souza (secretário adjunto de Planejamento Urbano, Obras e Habitação), Bruna Gandufe (diretora do Parque Estadual de Ilhabela), Leopoldo Moreira (diretor da Defesa Civil) e Marcos Zerberto (funcionário da Defesa Civil), além de Ticiane Santos (Meio Ambiente).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!