*Foto: Amigos do Paraquedismo
Paraquedista e cinegrafista em Bertioga, Nilo Mota faleceu no dia 19 de setembro, com 67 anos. Ele fez história tanto em Bertioga como em Boituva, interior de São Paulo. Nilo Mota morou em Bertioga durante 22 anos e iniciou a primeira turma de paraquedismo em Bertioga, em 1993. Nos últimos meses, descobriu um câncer no fígado.
Cinegrafista por profissão, sua vida foi um filme de aventuras, com muita adrenalina e ação. Entre elas, o destaque foi a sua chegada de paraquedas vestido de Papai Noel, em Bertioga. Ele sempre incentivou o seu esporte favorito, o paraquedismo, além de acompanhar outras modalidades na região.
Mota deixou quatro filhos: o skatista e paraquedista Surian Mota, Verena Mota, Michel Mota e Darana Mota, dez netos e a mulher, a professora Daysi Camargo. Nilo e Daysi trabalharam juntos para divulgar a diversidade cultural no município, como o Cineclube Buriquioca. O casal iniciou ainda o projeto Harmonia aos interessados em participar da dança de salão, no Quiosque 2, na praia da Enseada.
A homenagem prestada pela sua família aconteceu neste sábado, dia 10, na área de paraquedismo, em Boituva (SP), na qual suas cinzas foram lançadas para simbolizar o seu último salto.
Amigos
Nilo Mota, durante sua trajetória em Bertioga, fez diversos amigos que relembram, com saudades, o seu espírito alegre e a sua maneira descontraída de encarar a vida. Um dos amigos é o empresário João Aparecido Nunes. Ele contou como começou sua amizade com Nilo Mota. "Ao chegar em Bertioga, por volta de 1993, fui muito bem recebido por ele e nos tornamos grandes amigos. Já praticava o paraquedismo na Aeronáutica, mas fiz o curso com ele e aprendi uma nova modalidade. A família dele era como se fosse a minha". Nunes afirmou ainda que o admirava como pessoa, o seu estilo de vida e também a sua evolução no esporte.
Outro amigo de Nilo Mota é o arquiteto Eduardo Donizete Despezzi, que conta as boas lembranças de uma amizade de mais de 20 anos. "Participei da 1ª turma do curso de paraquedismo em Bertioga, ministrada por Mota. O curso acontecia em minha casa, na praia da Enseada, com aulas teóricas e de audiovisual. Também participamos do primeiro salto, na cidade de Americana, interior de São Paulo, em 1993".
Os cinco alunos integrantes do curso foram habilitados pelo Centro de Atividades Aéreas e Aquáticas de Santos.
Comentários