Ação foi promovida pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) de Santos, com guias de turismo da cidade
Guias de turismo de Santos participaram de capacitação no Museu da Alfândega, na segunda-feira (17). Promovida pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), a visita à instituição federal prepara os guias para prestar serviço aos turistas que vêm conhecer a cidade.
Os agentes conheceram o Museu do Contrafeito, formado por mercadorias falsificadas apreendidas no porto de Santos, como bolsas, tênis, relógios, além de outros produtos, muitos deles réplicas de marcas conhecidas. Eles foram informados sobre o reaproveitamento de alguns desses produtos por meio de parcerias com empresas, para reforçar o caráter de sustentabilidade.
Responsável pela Seção de Formação Técnica dos Profissionais de Turismo (Seform), Valentina Rezende levou um grupo de trinta profissionais para conhecer detalhes do museu. “Esses profissionais são o primeiro contato dos turistas com a nossa cidade. Então, é fundamental que os guias de turismo saibam a importância dos prédios históricos de Santos, e o Museu da Alfândega é um deles”, explicou.
A capacitação foi ministrada pelo delegado e auditor fiscal da Alfândega de Santos, Richard Neubarth, que destacou a importância do local para a cidade e o país. “A nossa alfândega é uma das mais importantes do Brasil. Então, abrir as portas desse museu para os turistas e santistas é extremamente gratificante. Queremos que todos venham conhecer o trabalho que é feito pela Alfândega de Santos e a importância histórica que ela tem”, ressaltou.
“Parte da nossa função é modificar as características de determinados itens apreendidos, transformando-os em produtos de valor para a sociedade, quando não são encaminhados para leilão ou doados a instituições. Itens como bebidas alcoólicas, tabaco, vestuário e alguns eletrônicos são reaproveitados de forma sustentável, minimizando o impacto negativo no meio ambiente, e, posteriormente, doados a projetos sociais”, explicou o delegado Neubarth.
Para o guia de turismo Christian Forganes, a iniciativa é fundamental para garantir que os turistas tenham uma experiência inesquecível na cidade. “O nosso trabalho é apresentar o que temos de mais bonito e rico em nossa cidade para os turistas. E para isso, é fundamental conhecer a história e cultura de Santos. A alfândega, com seu museu, é um desses lugares”, disse Christian.