Geral

Guarujá seleciona artistas e projetos para Mostra Cultural Virtual

Inscrições para o chamamento público estão abertas

Da Redação
Publicado em 30/07/2020, às 05h18 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h29

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Prefeitura Guarujá
Divulgação/Prefeitura Guarujá

O setor artístico e cultural é um dos que mais vem sofrendo com os impactos da pandemia do novo coronavírus. Sem apresentações presenciais, o jeito é oferecer entretenimento usando a internet para produzir lives ou conteúdo previamente gravado. Foi pensando neles que a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lançou na terça-feira, 28, um chamamento público para selecionar 100 artistas. Os classificados receberão R$ 1 mil por seus projetos. As inscrições começaram já nesta quarta-feira, 29, e vão até o dia 27 de agosto.

Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA   Informe-se, denuncie!

A ideia é produzir e disponibilizar conteúdos virtuais como apresentações, esquetes, oficinas, tutoriais, videoaulas, demonstrações e saraus. Haverá preferência na seleção para os artistas que fazem parte das áreas mais impactadas das artes presenciais, como música, teatro, dança, literatura, circo, artesanato, cultura popular e outros compatíveis com a linguagem do audiovisual.

Dos 100 artistas a serem selecionados, 80 serão os que propuserem apresentações musicais, teatrais, de dança e circenses. Outros 10 serão focados em oficinas ou tutoriais de arte, culinária, cultura popular e artesanato. E os últimos 10, para ações de acervo, produções audiovisuais e semelhantes. Depois de aprovados, os projetos terão que ser executados e divulgados pelos profissionais em até 90 dias.“O chamamento público é mais uma política pública desenvolvida pelo Município para levar produção cultural à população local, e ao mesmo tempo, franquear trabalho à classe artística, tão impactada durante a pandemia. A criação do site 'Viva Cult', promovendo apresentações ao vivo, oficinas e exposições habitou o público e os próprios artistas para esta nova realidade, mais voltada às produções digitais”, analisa o titular da Secult, Marcelo Nicolau.

Inscrições, prazos e critérios

Podem participar do chamamento pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEI). Entre as exigências para habilitação estão: residir em Guarujá há pelo menos seis meses; ter 18 anos ou mais; viver exclusivamente da arte em suas variantes.

Estão impedidos profissionais que possuem qualquer outro tipo de renda; estejam inscritos na dívida ativa do Município, Estado ou União; e que tenham sido declarados como inidôneos pela Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal.

Os interessados em participar da seleção devem enviar para o e-mail: [email protected], até o prazo final das inscrições, os documentos exigidos no chamamento público. O edital completo está disponível no site da Prefeitura: http://www.vivacult.com.br ou presencialmente na Secult (Av. Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba).

A habilitação dos profissionais se dará pelo cumprimento de todas as regras especificadas no edital e análise da comissão de seleção, que atribuirá pontuação em três critérios: clareza e qualidade da proposta; pertinência em relação ao público-alvo; interesse público. Os dois primeiros parâmetros terão nota de 0 a 30 pontos e o último de 0 a 20.

Serão considerados aptos os proponentes que tiverem 45 ou mais pontos na soma. Eles serão ordenados por nota decrescente, cujos critérios de desempate serão: maior pontuação item clareza e qualidade da proposta, persistindo aplica-se o critério do item de pertinência em  relação ao público-alvo e, em última análise, o item de interesse público cultural da proposta.

Após a divulgação da classificação geral, os credenciados serão convocados por ordem de colocação, considerando a quantidade de oportunidades disponíveis por cada segmento artístico.

Todos os materiais de divulgação produzidos e disponibilizados pelos artistas ficarão à disposição da população a qualquer momento pelo site www.vivacult.com.br.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!