Os educadores das escolas devem passar por mais duas formações nos próximos meses
O programa Nau dos Mestres, o laboratório de ciências móvel que incentiva alunos do 6º ao 9º ano no estudo da disciplina, teve sua primeira formação na terça-feira, 25, na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt, no Jardim Boa Esperança, em Guarujá.
A estrutura consiste em um carrinho que contém os materiais necessários para a elaboração das didáticas desenvolvidas pelos professores. Os educadores das escolas envolvidas devem passar por mais duas formações nos próximos meses para que, durante as aulas, possam trabalhar com os alunos suas respectivas atividades.
Na primeira, os professores participaram da apresentação do programa e dos instrumentos que serão utilizados no laboratório móvel, incluindo os experimentos e livros. Além disso, se envolveram em dinâmicas para trabalhar os materiais recebidos e tiraram dúvidas em relação às aplicações em sala.
A iniciativa é da empresa Dow, em uma parceria da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, que envolverá 30 educadores beneficiando, aproximadamente, 3.400 alunos. As formações foram divididas em três partes, sendo cada uma um workshop de 4 horas aos professores. A coordenadora de Ciências, Cristiane Brovini, comenta: “É uma ferramenta importante para tornar as aulas mais atrativas, despertando o interesse e a curiosidade dos alunos pelos fenômenos naturais e estabelecendo uma relação entre a teoria e a prática”.
As temáticas abordadas nos experimentos que serão feitos no Laboratório Móvel são sobre física, mecânica, energia, química, reações, substâncias, biologia, meio ambiente, ecossistemas, matemática, cores, luz e sombra.
As escolas participantes são: Benedicta Blac, no Perequê; Dirce Valério, no Jardim Tejereba; Gladston Jafet, na Vila Lígia; 1° de Maio, no Jardim Boa Esperança e Maria Aparecida Ramos Camargo, no Morrinhos.
Nau dos Mestres
O programa Nau dos Mestres tem como objetivo promover aos alunos da rede municipal de ensino um melhor desempenho de forma didática e criativa, explorando seus interesses e incentivando o estudo das ciências. Os professores combinaram livros que, junto à proposta curricular do ano, trabalham com as necessidades das turmas envolvidas. As próximas formações acontecem no dia 25 de agosto e 8 de outubro.
Os materiais utilizados serão um móvel, 10 livros do professor, 35 livros de cada Mestre e um CD de audiodescrição de todos. Ao todo, existem 24 experimentos, sendo seis para cada mestre. Os materiais oferecidos para cada atividade são cinco kits de materiais, sendo possíveis 10 repetições do mesmo trabalho. Além disso, os livros que serão utilizados são Gaia, Merlin, Leonardo e Apolo.
Comentários