Linguagem

Guarujá promove curso de Libras para mulheres

Aula inaugural aconteceu na última sexta-feira, 2, na Escola de Governo e Gestão

Da Redação
Publicado em 05/03/2018, às 12h25 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h14

FacebookTwitterWhatsApp
Primeira turma é composta por 40 mulheres (líderes comunitárias, servidoras municipais e promotoras legais populares) - Imagem Ilustrativa
Primeira turma é composta por 40 mulheres (líderes comunitárias, servidoras municipais e promotoras legais populares) - Imagem Ilustrativa

Com o objetivo de estabelecer uma comunicação básica com o usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando mais dignidade para a pessoa surda. A assessoria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarujá, ligada a Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, iniciou na última sexta-feira, 2, o Projeto Guarujá em Libras - Curso de Libras Básico.

A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Escola de Governo e Gestão Pública. A primeira turma é composta por 40 mulheres (líderes comunitárias, servidoras municipais e promotoras legais populares). A instrutora de Libras, Maria Cristiane Freire, explica que a linguagem é utilizadas por uma minoria que tem todos os direitos. "Eu acredito que nós podemos ser bilíngues, e que qualquer pessoa pode aprender a se comunicar melhor com a pessoa surda”, explicou.

Cristiane Freire afirma ainda que o curso é um módulo básico, mas que dá plenas condições para as alunas se comunicarem com a pessoa surda: “Espero que mais turmas iniciem o curso e que essa turma seja impactada pelo o que vão aprender, aguçando o desejo em aprofundar ainda mais na Língua Brasileira de Sinais”, afirmou.

Para Ana Paula Oliveira, 42 anos, líder da Pastoral da Criança, o curso é fundamental. “Atendo famílias com deficiência e diante da necessidade de comunicação me interessei pelo curso. Percebo que eles se sentem valorizados e acolhidos quando entendemos a sua realidade”, declarou.

Curso

O curso tem carga horária de 20 horas, desenvolvido durante de três meses, com 10 encontros de duas horas. As aulas acontecem na Escola de Governo e Gestão Pública (avenida Washington, 227, Centro, Guarujá).

Dentre os temas abordados estão: Uma História a Ser Contada; datilologia, sinalização e saudação; sinalizações em família; sinalizações em estabelecimentos; conhecendo sobre o mundo surdo; sinalizações em: objetos, cores, frutas, animais, alimentos e bebidas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!