Reforço

Guarujá inicia formação intensiva de guardas municipais

Mais 31 aspirantes a GCMs aprovados em concurso realizado em 2018 começam a ser preparados para atuar nas ruas; com estes, a corporação passará a contar com aproximadamente 350 agentes

Da Redação
Publicado em 07/02/2020, às 07h29 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h51

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Helder Lima
Divulgação/Helder Lima

Mais 31 aspirantes a agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, aprovados em concurso público de 2018, acabam de iniciar curso de formação. Eles se juntarão a outros 23, também concursados, que assumiram seus postos em 2019. O curso tem duração de 90 dias e, assim, até maio, a corporação contará com mais de 330 agentes.

Participe dos nossos grupos ℹ  bit.ly/CNAGORA3  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Os 54 agentes formados entre 2019 e 2020 são os primeiros convocados para a corporação nos últimos 10 anos. Na última segunda-feira, 3, os 31 aspirantes a guardas participaram de uma aula inaugural, na sala de reuniões do Paço Moacir dos Santos Filho, da qual participaram diversas autoridades municipais, incluindo o prefeito Válter Suman.

O secretário-adjunto de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Carlos Smicelato, será o responsável pela formação dos novos guardas. “Estamos trabalhando para deixar a Cidade cada vez mais ordenada, começando com as ações preventivas para coibir os pequenos delitos, a fim de que os nossos munícipes respirem ainda mais sensação de segurança”, afirmou.

Curso

O curso, teórico e prático, tem duração de 90 dias. A formação atende ao decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais.

O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Já as disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e têm por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública.

Imagem acervo site

As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações. Entre as disciplinas, por exemplo, está o Direito, em diversas vertentes: penal, processual penal, administrativo e constitucional, além do foco voltado aos direitos humanos.

A candidata Flávia Lacerda, 32 anos, não escondeu a alegria de fazer parte da corporação. “Estou muito feliz com esse sonho realizado e por tudo que poderei contribuir. Foi através da faculdade de Direito que me interessei pela área da segurança pública e, incentivada pelo meu esposo, prestei o concurso sendo aprovada”, lembrou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!