Reciclagem

Guarujá implanta programa experimental de coleta de óleo

Inicialmente, programa deve abranger os bairros das Astúrias, Tombo e Guaiúba pelos próximos 90 dias

Da Redação
Publicado em 06/03/2018, às 12h54 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
Proposta é, posteriormente, ampliar o programa para toda a cidade - Reprodução/Internet
Proposta é, posteriormente, ampliar o programa para toda a cidade - Reprodução/Internet

Nos próximos 90 dias, contados a partir de 8 de março, a prefeitura de Guarujá implantará um programa experimental de coleta de óleo em três bairros da cidade. O intuito é fazer uma experiência para, posteriormente, estender o atendimento para toda a cidade.

Os três primeiros bairros contemplados são Astúrias, Tombo e Guaiúba. A ação é realizada por meio de um Termo de Cooperação entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios e Empregados em Empresas de Compra e Locação de Imóveis de Guarujá (Seeclag); e da entidade Alternativo Brasil, que trabalha com a reciclagem de óleo na cidade. A assinatura deste termo ocorrerá no dia 8 de março, às 14 horas, na Praça Valter Belian.

Nesta primeira fase, a coleta será voluntária, sendo necessário que o óleo usado seja levado a uma tenda instalada às terças e quintas-feiras, das 10h às 16 horas, na Praça Valter Belian, no Guaiúba. E às quartas-feiras, o material deverá ser levado até a Feira da avenida Miguel Alonso Gonzalez, nas Astúrias.

Funcionários da empresa Alternativo Brasil recolherão as garrafas de óleo dos moradores para levá-las para um transbordo instalado no Seeclag. Após o recolhimento, todo o material será encaminhado para a empresa, em Vicente de Carvalho.

Após esta primeira fase do projeto, dependendo da avaliação das partes, será iniciado um programa junto aos zeladores filiados ao Seeclag, onde a prefeitura e a Alternativo Brasil orientarão os profissionais a trabalharem com a reciclagem dentro dos prédios, para que a empresa busque o material nestes locais (também durante mais 90 dias). Depois da avaliação positiva também neste período, o serviço será estendido para outros pontos da cidade, como Vicente de Carvalho, Santa Rosa, e toda a Zona Leste.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!