Racionalização

Guarujá determina medidas de contenção de gastos

Ações de racionalização incluem contenções no consumo de energia elétrica, água e telefone

Da Redação
Publicado em 01/03/2018, às 14h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h23

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Ordem de Serviço alerta os titulares das secretarias municipais sobre a necessidade de implantar, em seus setores, medidas que promovam a eficiência administrativa e combate ao desperdício - Divulgação
Ordem de Serviço alerta os titulares das secretarias municipais sobre a necessidade de implantar, em seus setores, medidas que promovam a eficiência administrativa e combate ao desperdício - Divulgação

A prefeitura de Guarujá instituiu medidas para a racionalização e contenção de gastos por meio de uma Ordem de Serviço Administrativa publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira, 28. Entre as ações de racionalização estão contenções no consumo de energia elétrica, água e telefone. 

De acordo com a prefeitura, a deliberação reforça o Decreto nº 12.252/17, em especial o artigo 7º, que alerta os titulares das secretarias municipais sobre a necessidade de implantar, em seus setores, medidas que promovam a eficiência administrativa e combate ao desperdício.

O secretário de Administração, José Agnaldo Beghini de Carvalho, destaca que a boa gestão do gasto público permite a redução de desperdícios. Ele explica: “A ideia é implantar a cultura de economia, começando com o processo de conscientização dos servidores para que tomem cuidados, por exemplo, com o consumo de energia, desligando ar condicionado, lâmpadas e com o desperdício de água e controle de ligações telefônicas. Com essas medidas, a Administração Pública passa a integrar atitudes que tornam mais racional o uso dos recursos públicos no ambiente de trabalho”.

Para o secretário, a conscientização deve prosseguir de maneira a indicar a necessidade de estabelecer e otimizar a redução de custos e de desperdícios. A proposta é promover ações conjuntas com outras secretarias municipais, como a de Meio Ambiente e Educação, por exemplo, entre programas e ações em cursos que visem à racionalização de gastos e combate ao desperdício.

Pela Ordem de Serviço publicada, os servidores devem atentar ao disposto no artigo 7º do Decreto nº 12.252/17, que dispõe ao serviço de telefonia manter rígido controle dos serviços de ligações interurbanas e de telefonia fixa para celulares; ao consumo de energia elétrica; determinar o desligamento de lâmpadas em todas as dependências onde existir iluminação natural suficiente para execução das atividades, evitando sempre que possível os trabalhos noturnos; determinar o desligamento de todos os equipamentos elétricos não necessários às atividades normais; determinar o desligamento, após o término do expediente, de todos os equipamento e lâmpadas, permanecendo somente os essenciais para segurança da edificação; e ao consumo de água, evitar o desperdício.

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