MAIS UM TRECHO

Guarujá começa a implantar ciclofaixa na avenida da Praia de Pitangueiras

Serão 1.700 metros de extensão, que começam no cruzamento com a Avenida Leomil (Centro) e seguem até a entrada da Praia da Enseada

Da Redação
Publicado em 14/04/2020, às 06h49 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h33

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Divulgação/Helder Lima
Divulgação/Helder Lima

A Prefeitura de Guarujá começou a implantar, na última semana, uma ciclofaixa na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, na orla da Praia de Pitangueiras. Nesta primeira etapa, serão 1.700 metros de extensão, que começam no cruzamento com a Avenida Leomil (Centro) e seguem até a entrada da Praia da Enseada. De acordo com a prefeitura, a previsão é que até o final deste mês o trecho seja concluído.

Na sequência, será realizado mais 300 metros de ciclofaixa, que liga a Praia de Pitangueiras à Enseada, totalizando dois quilômetros. Está previsto, também, a ligação da ciclofaixa de Pitangueiras, na altura da Praça dos Expedicionários, com a ciclofaixa da Avenida Puglisi, nesse trecho serão mais 100 metros.

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Guarujá possui cerca de 60 quilômetros de ciclovias. No último ano, a Diretoria de Trânsito (Ditran) implantou ciclofaixas na Praia das Astúrias; realizou a interligação da ciclofaixa entre Astúrias e Pitangueiras; a interligação da ciclofaixa da Praia do Tombo com as Astúrias e a implantação de ciclovia na Avenida Marjory Prado, na Praia de Pernambuco.

Conforme informações da prefeitura, as equipes também revitalizaram a ciclofaixa da Praia da Enseada e da Estrada de Pernambuco; efetuaram melhorias nos novos bicicletários e ciclovia da Avenida Thiago Ferreira; revitalizaram a ciclofaixa na Avenida Puglisi e instalaram bicicletários na Praia das Astúrias. Já está em andamento, a instalação de 120 bicicletários na Praia de Pitangueiras.

Redução de mortes

Com investimentos, Guarujá tem reduzido o número de mortes de ciclistas. De acordo com o Infosiga-SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, a Cidade registrou em 2018 o total de oito mortes; já em 2019 foram seis, uma redução de 25%. O resultado reflete os investimentos em ciclofaixas, ciclovias e educação no trânsito. 

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