Natureza

Grupo de golfinhos encantam moradores e turistas em praias de São Sebastião

Cerca de 100 golfinhos foram flagrados na manhã desta quinta-feira, 2, entre as praias de Boiçucanga e Camburi

Da Redação
Publicado em 03/01/2020, às 08h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h23

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Arlaine Francisco
Divulgação/Arlaine Francisco

Na manhã desta quinta-feira, 2, um grupo de pelo menos 100 golfinhos, da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis), foi avistado a poucos metros dos costões das praias de Camburi, Camburizinho e Boiçucanga, na costa sul do município, o que torna a observação desses animais uma grande e nova atração turística natural na região.  

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O primeiro registo do ano, feito pelo coordenador do projeto Baleia à Vista, Julio Cardoso, que monitora baleias e golfinhos pelo litoral norte paulista, mostra animais fazendo acrobacias enquanto caçavam cardumes de peixes. “Foi um incrível show da natureza, que as pessoas que acordaram cedo e estavam nas praias e costões puderam apreciar”, comentou Cardoso.

Segundo o coordenador do Baleia à Vista, a espécie de golfinhos é residente em nossa região e, nesta época do ano, costuma caçar cardumes de peixes próximo à praias e costões. “Esses animais utilizam diversas táticas e atuam em conjunto de forma coordenada, fazendo “rodinhas” para encurralar os cardumes, batem caudas, saltam e conseguem juntar o cardume e encurralar os peixes de forma a ter alta eficiência na caçada. É uma excelente notícia, pois o ano começa com ótimos sinais, uma vez que isso mostra que estes golfinhos seguem vivendo e caçando pela nossa região e que têm encontrado peixes para se alimentar”.

De 2004 até o momento, foram feitos 129 registros de golfinhos, e outros 260, de baleias, pelo projeto Baleia à Vista e colaboradores. No ano passado, 105 baleias da espécie jubarte foram avistadas na região pelo mesmo projeto, entre maio e agosto de 2019; o número é considerado um recorde. Além disso, houve ainda o registro de baleias-de-bryde, orcas e golfinhos.

Normas para observação

Com a chegada dos golfinhos, um grande número de pessoas sai de barco na tentativa de avistá-los. Para evitar que sejam feridas, existem normas para observação de cetáceos, que são: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear os animais; ao avistar um golfinho reduzir a velocidade e parar, se necessário, a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e nunca manter mais de duas embarcações próximas do animal.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!