EMOCIONANTE

Gremar realiza soltura de três tartarugas marinhas em Santos | VÍDEO

Uma das tartarugas, resgatada na Riviera de São Lourenço, passou quase quatro meses no centro de reabilitação do instituto

Da Redação
Publicado em 13/12/2019, às 14h21 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h11

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

Imagem acervo site

O Instituto Gremar realizou a soltura de três tartarugas-marinhas no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, na quarta-feira, 11. A ação é mais um resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e contou com o apoio da Fundação Florestal  e do Iate Clube de Santos. 

Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/KsyPyAvSbvP8gERnqSAD8N 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A tartaruga que passou mais tempo no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, da espécie verde (Chelonia mydas), havia sido resgatada no dia 28 de agosto, na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga, em ação rotineira de monitoramento. 

Após algumas semanas em protocolo de estabilização, ela passou por cirurgia para retirada de papilomas (tumores benignos) e restabeleceu-se por completo, chegando a 6 kg.

O segundo animal, uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) foi encontrada emalhada em rede de pesca no mesmo local, desta vez com acionamento feito por munícipes. O principal foco de sua reabilitação foi o tratamento de uma lesão linear bilateral na articulação umeral. Recuperada, ela atingiu o peso de aproximadamente 15 kg.

Por fim, a terceira tartaruga, da espécie popularmente conhecida como “cabeçuda” (Caretta caretta), pesava 54 kg. Seu encalhe aconteceu em Peruíbe, no dia 24 de outubro, com petrechos de pesca presos aos membros anteriores e região cervical. 

Depois de uma semana na Unidade de Estabilização de Praia Grande, ela foi transferida para o Gremar, onde foi acondicionada em tanque de 40 mil litros. O animal passou a alimentar-se espontaneamente já em seu primeiro dia na Base e apresentou melhora satisfatória em suas condições de flutuabilidade e respiração, com ótima evolução do quadro clínico geral.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - PMP/BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

Seu objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias, do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelos telefones 0800-642-3341 ou (13) 99711-4120.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!