O Instituto Butantan, um dos maiores centros e pesquisa biomédica do mundo, será financiado pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos (HSS, na sigla em inglês) para o desenvolvimento da vacina contra o Zika vírus. A ampliação da parceria internacional foi assegurada na segunda-feira, 13, quando o governador Geraldo Alckmin recebeu técnicos do BiomedicalAdvancedResearchandDevelopmentAuthority (BARDA).
Do valor total, US$ 1,89 milhão já foram disponibilizados para as pesquisas de uma vacina de Zika com vírus inativado. O repasse acontecerá por meio de acordo entre a BARDA e a Organização Mundial de Saúde para a expansão da capacidade de pesquisa e produção de vacinas no Brasil.
Conforme detalhou o governo do estado, os recursos serão investidos em equipamentos e insumos para o desenvolvimento da vacina. O acordo também prevê a cooperação técnica entre os especialistas em vacinas da BARDA e os pesquisadores do Instituto Butantan.
Nos últimos meses, os pesquisadores do Instituto trabalharam no processo de cultura, rendimento, purificação e inativação do vírus em laboratório. Os próximos passos envolvem testes de toxicidade do produto em animais e análise de uma área industrial para a produção do imunobiológico.
Na reunião também foi discutida uma parceria para ampliar a produção da vacina contra a gripe (H7N9) dos atuais 80 milhões de doses para 250 milhões de doses.
Foto: Tatiana Villa
Comentários