PREVISÃO

Governo Federal anuncia que inflação deve aumentar 6,5%

Novo valor é devido à escalada no aumento do combustível e de commodities alimentícios

Da redação
Publicado em 18/03/2022, às 20h55 - Atualizado às 21h15

FacebookTwitterWhatsApp
Estimativa para inflação este ano foi reduzida. - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Estimativa para inflação este ano foi reduzida. - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Governo Federal anunciou na última quinta-feira (17) que a inflação deve aumentar 6,5% neste ano e aproveitou reduziu a projeção da economia do país de 1,5% para 2,1%.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/costainfolitoral3& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

De acordo com explicações de autoridades, o novo valor é devido à escalada no aumento do combustível e de commodities alimentícias, devido à guerra na Ucrânia. Além disso, o risco de pandemia sobre a situação econômica também está sendo avaliado.

Outro motivo que influenciou nesse aumento é a questão da alta dos juros, no Brasil, para tentar segurar a inflação, o Banco Central elevou sua taxa de juros para 10,75% e deve aumentar mais ainda neste ano.

Para o próximo ano, em 2023, as projeções do Ministério da Economia para o PIB e inflação é de um crescimento maior para a economia de 2,5% e menor para IPCA (Índice de preços no consumidor) cerca de 3,25%. Em 2021 a economia cresceu 4,6% após queda de 4,1% devido aos efeitos da pandemia de covid-19.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!