O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou segunda-feira (03), o decreto para a criação da Subsecretaria de Mineração, 4ª área de atuação da Secretaria de Estado de Energia. A pasta já atua nos setores de Energia Elétrica, Renováveis e Petróleo/Gás.
"A mineração tem uma especificidade, uma singularidade, então, nós separamos do petróleo e gás, ela fica específica. Esse é um setor que gera mais de 200 mil empregos aqui no Estado de São Paulo e que nós podemos avançar muito", declarou Alckmin. A nova subsecretaria visa elaborar e executar políticas públicas para o setor no Estado, além de contribuir para o desenvolvimento da mineração paulista de forma sustentável e em harmonia com o uso e ocupação do solo.
Fundamental
"Além de estabelecer uma interlocução permanente com órgãos federais, estaduais e toda cadeia industrial ligada ao setor, esta subsecretaria é um passo fundamental para incentivar a modernização tecnológica e de produção mineral no Estado", afirmou o secretário estadual de Energia, José Aníbal.
A Energia
Recriada em janeiro deste ano, a Secretaria de Energia é uma gestora de políticas públicas cujo objetivo é garantir o suprimento, a universalização e a qualidade do fornecimento de energia no Estado de SP. Sua meta é assegurar a oferta dos insumos energéticos necessários ao desenvolvimento do Estado e à qualidade de vida do cidadão.
Além das Subsecretarias de Elétrica, Renováveis; Petróleo/Gás e Mineração compõem a Secretaria o Cepg (Conselho Estadual de Petróleo e Gás) e o Cepe (Conselho Estadual de Política Energética).
Comentários