POLÊMICA

Google define professora como prostituta em dicionário

Expressão é comum no Nordeste e foi classificada como 'brasileirismo'

Da Redação
Publicado em 22/10/2019, às 11h45 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h34

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Google
Reprodução/Google

A definição de professora como prostituta no dicionários do Google está causando polêmica nas redes sociais. Ao pesquisar as palavras 'professora' e 'significado', o internauta encontra duas respostas. A primeira é referente à profissão escolar: "mulher que ensina ou exerce o professorado".

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Na segunda definição, classificada como 'brasileirismo', o termo professora refere-se à "prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual". Ainda estão listados os termos N.E. e infrm, que significam Nordeste e informal. A última definição é comumente utilizada na região Nordeste.

Quando pesquisado o termo 'professor', quatro sugestões são encontradas: 1 -aquele que professa uma crença, uma religião; 2 - aquele que ensina, ministra aulas (em escola, colégio, universidade, curso ou particularmente); mestre; 3 - indivíduo muito versado ou perito em (alguma coisa); e 4 - que professa; profitente.

A definição também é utilizada por diversos outros dicionários online, como Houaiss, Michaelis e Aulete.

Segundo o Google, a explicação para a definição é que os resultados da pesquisa no dicionário virtual, inclusive neste caso, são oriundas de parceiros locais e globais confiáveis.

Em nota, a empresa respondeu que "quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, que são exibidos diretamente na Busca. Os resultados incluem usos coloquiais que podem causar surpresa, mas não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros que são os especialistas em linguagem. Reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo", afirmou a assessoria de imprensa do Google.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!