REFUGIADOS NO BRASIL

Gerente nacional da Sitel palestra em fórum da ONU

Gerente nacional da Sitel, Welington Alves, participou do 1º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados nesta quarta-feira (24), em São Paulo

Da redação
Publicado em 24/08/2022, às 16h34 - Atualizado às 17h27

FacebookTwitterWhatsApp
Welington Alves palestra no 1º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, em São Paulo Gerente nacional da Sitel palestra em fórum da ONU - Foto: Divulgação
Welington Alves palestra no 1º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, em São Paulo Gerente nacional da Sitel palestra em fórum da ONU - Foto: Divulgação

O executivo e gerente nacional da Sitel Group Brasil, Welington Alves, participou, nesta quarta-feira (24), do 1º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, em São Paulo.

O evento é o primeiro presencial realizado pela iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global da ONU no Brasil lançada em junho de 2021.

A programação contou com diversas palestras de personalidades do mundo empresarial como diretores da Iguatemi, Sitel e Rede Mulher Empreendedora, além do lançamento de um guia voltado às empresas para a promoção de políticas de diversidade nos ambientes de trabalho.

A Sitel Brasil é líder global em produtos e soluções de experiência do cliente de ponta a ponta (CX), com mais de 160 mil pessoas no mundo e presente em mais de 40 países, apoia, por meio da Tent Partnership for Refugees, refugiados de diversos lugares do mundo a se integrarem economicamente em sua nova comunidade.

Welington Alves falou com exclusividade ao Portal Costa Norte. “Falamos um pouco sobre as práticas de contratação dos refugiados. Essa troca de aprendizado com outras empresas é de extrema importância”, destacou.

No Brasil, a Sitel Group tem cerca de 4,5 mil colaboradores, sendo 730 refugiados, e atende mais de 40 empresas do mercado global.

A maioria dos refugiados são da Venezuela, mas há colaboradores também do Haiti, Congo e Costa do Marfim que fazem atendimentos para clientes em espanhol, francês e inglês.

“Hoje a Sitel é considerada a segunda maior empregadora de refugiados do país, ficando atrás apenas do Banco do Brasil”, diz Alves.

A Sitel tem uma parceria com a ACNUR (Agência da ONU para refugiados) que trabalha e multiplica para outras empresas as boas práticas de contratação de refugiados.

“Trabalhamos em todos os processos, desde a contratação até a manutenção da cultura de cada um, por exemplo. Nossos comunicados internos são em três idiomas: português, espanhol e inglês. Na área de recrutamento e seleção, são nativos que fazem esse trabalho pela  facilidade com o idioma e na roda de conversa para promover interação, por exemplo. Esse trabalho foi reconhecido e hoje palestramos sobre a atuação da alta liderança nessa atividade”, explica Welington.

Ao final da palestra, Welington informou sobre o comprometimento da Sitel Group com a ONU: até o fim de 2024 serão mil refugiados trabalhando na Sitel.

“É um compromisso muito bonito. A gente devolve a integridade dessas pessoas, colocando-as no mercado de trabalho formal e não em sub-empregos ou na informalidade”, concluiu.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!