Gecradi denuncia responsável por ofensas raciais contra mulheres no Instagram

MPSP
Publicado em 10/06/2021, às 14h46 - Atualizado às 14h46

FacebookTwitterWhatsApp
Gecradi denuncia responsável por ofensas raciais contra mulheres no Instagram
Gecradi denuncia responsável por ofensas raciais contra mulheres no Instagram

O Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi) denunciou por racismo, injúria e falsa comunicação de crime uma pessoa que fez comentários ofensivos contra três mulheres via Instagram. 

A promotora Maria Fernanda Balsalobre Pinto relata que, em fevereiro deste ano, o denunciado usou elementos referentes à raça e cor para atacar três mulheres que apareciam em um vídeo postado na rede social, dizendo: "bombril comendo solto. Dá a impressão de estar fedido". 

Após a prática das injúrias raciais, o denunciado foi confrontado por uma internauta e respondeu: "sou obrigada a gostar desse tipo de cabelo bombril?", configurando crime de racismo. 

Com a repercussão do caso na internet e objetivando livrar-se de eventual aplicação da lei, o denunciado registrou boletim de ocorrência afirmando que vinha sendo acusado de racismo na web por conta da atuação de perfis falsos. "Alguém está criando contas em meu nome e insultando outras pessoas de argumentos de cunha racial difamando meu nome". Segundo Maria Fernanda, o denunciado provocou ação de autoridade pública ao fazer a formal comunicação de crime que sabia não ter existido, já que o próprio indivíduo confessou, posteriormente, a autoria das publicações. 

Além de apresentar a denúncia, a promotora pediu a fixação de indenização por dano moral em favor das vítimas.

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!