Preparados

GCM de Guarujá capacita novos guardas até o fim do mês

Aspirantes realizaram estágios supervisionados e atuaram na tragédia causada pela chuva no mês de março

Da Redação
Publicado em 06/05/2020, às 09h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h50

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG

A Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM) terá até o final do mês o reforço de 31 novos GCMs, alcançando um total de 339 agentes em seu efetivo. O curso de formação da 5ª turma será finalizado nesta semana. A formação tem duração de 90 dias e atende ao decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8   🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Em razão dos dois estados de calamidade instituídos no município, um em função das fortes chuvas de março e outro em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a matriz curricular foi adaptada.

"O período do curso coincidiu com dois eventos de grandes proporções, e a atuação dos alunos fortaleceu ainda mais a formação profissional, motivando inclusive o slogan dessa 5ª turma: forjados na calamidade e no caos", explicou o coordenador do Curso de Formação GCM Guarujá, Denis Campos.

Os aspirantes realizaram estágios supervisionados e atuaram inicialmente em apoio à montagem e segurança do abrigo provisório na Escola Municipal Dirce Valério Gracia. O local acolheu as vítimas dos deslizamentos e enchentes. Fora isso, eles também apoiaram a Defesa Civil nas atividades de campo.

Logo após, cumpriram estágio nas barreiras sanitárias, segurança no abrigo provisório de quarentena, montado no Ginásio Tejereba, além de orientação e fiscalização aos munícipes quanto às restrições de acesso às praias.

As atividades acadêmicas foram retomadas com as adaptações necessárias para o enfrentamento a pandemia, como: aulas EAD (Ensino À Distância), atividades práticas em ambientes abertos e segmentação da turma para evitar aglomerações. As atividades seguem as recomendações das autoridades de saúde, guardando distância mínima recomendada, horários reduzidos, uso obrigatório de máscaras faciais, entre outras medidas.

O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senas) - órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os 31 aspirantes foram aprovados em concurso público de 2018.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!