O Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) e a polícia ambiental deflagraram, nesta segunda-feira (10/5), a Operação Huracán, cujo alvo são as queimadas e os incêndios florestais. A operação, por meio de fiscalização e vistorias in loco, tem caráter preventivo. As autoridades estão visitando unidades de conservação, áreas de preservação permanente, reservas legais e áreas especialmente protegidas, bem como faixas de domínio de rodovias.
Um dos pontos centrais da operação é analisar dos planos preventivos contra incêndio, fiscalizando usinas e áreas de plantio de cana. Esses locais, selecionados previamente pelo Núcleo Médio Parapanema do Gaema e pela polícia ambiental, têm histórico de incêndios e apresentam vulnerabilidades. Esta época do ano, de grande estiagem, aumenta o risco.
A operação, realizada de forma integrada, prevê vistorias de policiais ambientais em conjunto com o promotor de Justiça ou pelos assistentes técnicos do MPSP, que apresentaram relatórios e, se for o caso, lavrarão autos de infração.
Fonte: MPSPComentários