Gabinete de crise da covid-19 reúne-se com secretário da Saúde

MPSP
Publicado em 08/02/2021, às 20h15 - Atualizado às 20h15

FacebookTwitterWhatsApp
5d93b6b7843e1_3 - Reprodução
5d93b6b7843e1_3 - Reprodução

Com a participação de mais de 50 membros da instituição, o gabinete de crise da covid-19, instituído no ano passado pela Procuradoria-Geral de Justiça para elaborar as diretrizes da atuação do Ministério Público diante da pandemia do coronavírus, promoveu, nesta segunda-feira (8/2), uma reunião de trabalho com o secretário estadual da Saúde, Jean  Gorinchteyn, e com a procuradora-geral do Estado, Maria Lia Porto, sobre a estratégia do governo para conter a crise sanitária neste momento de agudização.

Os promotores apresentaram a  questionamentos sobre alterações de parâmetros na classificação do Plano São Paulo, a quantidade de vacinas distribuídas aos municípios, a possibilidade de incorporar a Sputinik V à campanha de vacinação, a pressão de setores econômicos para serem reconhecidos como essenciais, o trabalho de comunicação do governo com os prefeitos a fim de demonstrar a importância do isolamento social para a redução de contágio e os critérios para definição de grupos prioritários para imunização. "Idosos correspondem a 77% da mortalidade", argumentou o secretário, respondendo a esse último ponto.

"O Ministério Público tem se pautado pelo diálogo", afirmou o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, que presidiu a reunião. "Nós temos atribuições definidas previstas pela Constituição Federal e sabemos que as nossas atitudes no campo jurídico podem mexer com a vida das pessoas. O Ministério Público continua de portas abertas para defender a vida", enfatizou o PGJ. Ele agradeceu ao corpo técnico do gabinete de crise, que participou do encontro, pelas contribuições que vem dando ao MPSP desde a eclosão da pandemia, citando nominalmente os médicos Ana  Malik, Augusto Scalabrini, Gonzalo Vecina Neto, Giovanni Guido Cerri e o professor Mário Scheffer. Maria Lia manifestou seus agradecimentos à intituição. "A palavra de um promotor é muito importante para a sociedade", declarou.

Na semana que vem, de acordo com o coordenador do gabinete de crise, Arthur Pinto Filho, o grupo de trabalho voltará a se reunir para começar a preparar encontros regionais entre os colegas e gestores para tratar da gravidade da pandemia e do Plano São Paulo.

Fonte: MPSP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!