CULTURA E EDUCAÇÃO

Fundação 10 de Agosto mantém atividades em meio à pandemia

Projeto transforma vidas por meio de capacitação profissional e cursos de música

Marina Aguiar
Publicado em 26/08/2020, às 16h39 - Atualizado em 28/08/2020, às 15h09

FacebookTwitterWhatsApp
Foto Nativa
Foto Nativa

Algumas iniciativas do terceiro setor são fundamentais para o desenvolvimento da população de uma cidade. Em Bertioga, no litoral de São Paulo, cerca de mil pessoas por ano conquistam melhores condições de vida e de trabalho por meio da Fundação 10 de Agosto, uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela Riviera de São Lourenço.

Participe dos nossos grupos ℹ📲 https://bit.ly/CNAGORA9 🕵‍♂ Informe-se, denuncie!

A entidade atua há 27 anos levando cultura e educação, por meio de cursos de capacitação profissional para jovens e adultos e de música para crianças e adolescentes. Cerca de 25 mil pessoas já passaram pelo projeto e colhem os frutos até hoje. 

Um dos alunos, Deivid Marcos Carvalho Deodato, de 21 anos, é um exemplo, ele aprendeu a tocar diversos instrumentos e hoje é professor de sopro. "No começo eu tinha o objetivo de tocar e aprender, mas com o tempo me surgiu a vontade de lecionar, querer fazer parte desse meio. Foi uma entidade que me deu apoio, me ajudou a correr atrás daquilo que sonhei, que é ser um bom músico e professor. Têm pessoas aqui do bem, é um projeto que incentiva, que levanta e faz você crescer".

Muitos alunos que iniciaram na musicalização, passaram pela orquestra juvenil da Fundação 10 de Agosto e até formaram-se em música. São cursos de violão, baixo, teclado, violino, viola de arco, violoncelo, flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trompa e técnica vocal. Já na capacitação tem marchetaria, informática, culinária, panificação, corte e costura, atendimento ao cliente, manutenção e limpeza de piscina, hidráulica, elétrica e zeladoria.

PANDEMIA

Mesmo durante a pandemia de coronavírus, a entidade não parou. Os cursos de música e de informática continuaram a ser ministrados virtualmente. Os alunos recebem o vídeo da aula semanalmente via WhatsApp e enviam um novo vídeo executando os ensinamentos.

Para dar continuidade aos estudos de música e informática, a entidade criou a hashtag #FundaçãoNãoPara, conforme explica o gerente administrativo Denis Hartung: "A partir da segunda quinzena de março, começamos a produzir as aulas e enviar aos alunos. Além de não parar, de dar o conteúdo para o aluno poder estar em casa estudando, tem a questão do estímulo. Um dos objetivos da aula virtual é continuar a estimular os alunos para que no retorno das aulas presenciais eles estejam empolgados, como neste momento estão", afirmou Hartung.

A Fundação 10 de Agosto tem sede na Alameda das Borboletas, nº 100, na Riviera de São Lourenço.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!