Funcionário público de Cubatão participa de congresso na Espanha

Costa Norte
Publicado em 19/07/2017, às 11h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h03

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Michel da Costa, participou do 8º Congresso Iberoamericano de Educação Matemática em Madri

Um intercâmbio entre os meios acadêmico e educacional foi proporcionado pelo chefe de Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Cubatão, Michel da Costa. Ele participou do 8º Congresso Iberoamericano de Educação Matemática em Madri (Espanha) entre os dias 10 e 14 de julho, onde apresentou três de suas pesquisas para profissionais de cerca de mais de 20 países, entre América do Sul, Central, do Norte e Europa.

No encontro, ele abordou o recorte 'Estudos da Estatística e Probabilidade na Infância'. Entrevistando alunos de 6 a 8 anos de uma escola pública, observou que as crianças já associam conceitos matemáticos ao seu cotidiano comum, destacando a relevância social desses conteúdos na matriz curricular.

Já na pesquisa 'Letramento Estatístico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Formação Docente e Práticas Educativas', a partir do programa Observatório da Educação, constata a necessidade de ampliar o repertório dos docentes paulistas em tal área. Por sua vez, o estudo de caso 'Aritmética Modular na Educação Básica' é uma perspectiva sobre a formação proporcionada pelo Programa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Os trabalhos foram realizados em sua trajetória acadêmica, na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e Faculdade Anhanguera. "Eventos como este são de extrema relevância para a troca de experiências e atualização de referenciais teóricos. As críticas dos participantes contribuem para o percurso das pesquisas. Além disso, a Base Nacional Curricular Comum está presente no contexto das pesquisas apresentadas, preocupação constante da Seduc de Cubatão", comenta Michel da Costa, que é doutorando em Educação Matemática e professor mestre dos cursos de Matemática e Pedagogia na Baixada Santista.

Foto: Seduc/PMC

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!