Visita técnica

Fortaleza da Barra recebe representantes do Iphan e Unicamp nesta terça-feira

Técnicos realizarão demarcação da área da Fortaleza; processo é requisito para a candidatura do monumento à Patrimônio Cultural da Humanidade

Da Redação
Publicado em 25/11/2019, às 12h32 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h56

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/PMG
Divulgação/PMG

Uma equipe de 10 técnicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) visitará a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (R. Messias Borges, 380 - Santa Cruz dos Navegantes, Guarujá) nesta terça-feira, 26, a partir das 8h, para realizar um levantamento da área.

O processo é requisito para que a Fortaleza seja reconhecida como bem cultural da humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, composto por 19 fortalezas na costa brasileira.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA6  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Os principais objetivos da visita são a inserção do paiol de pólvora da fortaleza na planta do local e a delimitação de sua área. Além da demarcação do paiol de pólvora, a visita também servirá como checagem geral para garantir que todos os dados necessários para o processo junto à Unesco estejam disponíveis.

O levantamento vai compor o dossiê técnico, organizado pelo Comitê Técnico para Certificação, composto por universidades do Estado de São Paulo, pelas prefeituras de Guarujá e Bertioga, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos).

Além dos profissionais da Unicamp, o levantamento que será feito de forma gratuita, será acompanhado por três técnicas do Iphan, pelo superintendente do Iphan-SP, Ronaldo Ruiz; pelo coordenador do Comitê Técnico para Certificação junto à Unesco, o arquiteto e urbanista Vitor Hugo Mori; e pela Secretaria de Cultura de Guarujá (Secult).

Imagem acervo site

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!