A Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro está com programação especial desde terça-feira, 19. Os visitantes do forte localizado no bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, terão exposições, oficinas de tsuru, trilhas e brinquedos para a diversão das crianças.
A Exposição Antonelli, reúne a coletânea de obras arquitetônicas da Família Antonelli. A mostra apresenta imagens atuais e desenhos planimétricos das fortificações coloniais mais representativas da saga de engenheiros militares italianos, incluindo a Fortaleza da Barra, cujo projeto foi criado por Battista Antonelli.
Além da exposição, oficinas gratuitas de tsuru, pássaro de origami, e flores, dobraduras de papel, foram disponibilizadas aos visitantes. Proporcionando uma viagem no tempo, os guias do museu realizam um passeio pelo baluarte, explicando cada parte histórica da casa e quartel. Aos aventureiros, o acesso monitorado pela trilha que leva à Praia do Góes.
Até o final da semana, brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce serão distribuídos gratuitamente para as crianças.
Erguida em 1584, a Fortaleza da Barra Grande de Santo Amaro é um dos principais monumentos históricos de Guarujá, abrigando em seu interior o Museu Histórico que leva o mesmo nome. A fortificação é considerada o mais expressivo conjunto arquitetônico-militar do Estado de São Paulo, construída para proteger a baía de Santos contra ataques de inimigos. As atividades gratuitas desenvolvidas nessa semana integram a Primavera de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A Fortaleza da Barra Grande fica na Rua Messias Borges, s/n, em Santa Cruz dos Navegantes. As atividades, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, prosseguem até sexta-feira, 22, das 9 às 17 horas.
Programação:
Quarta-feira (20/09)
- 9h30 às 12 horas: oficina de Tsuru, oficina de Flore e visita monitorada pela casa, quartel e trilha.
- 13 às 17 horas: espetáculo teatral com Alexandre Camilo e visita monitorada pela casa, quartel e trilha.
Quinta-feira (21/09)
- 9h30 às 11 horas: oficina de Tsuru, oficina de Flores, intervenção artística pela Cia Animação e visita monitorada pela casa, quartel e trilha.
- 13 às 17 horas: oficina de Tsuru, oficina de Flores, visita monitorada pela casa, quartel e trilha; além de apresentação do Coral Municipal de Guarujá.
Sexta-feira (22/09)
- 9h30 às 11 horas: oficina de Tsuru, oficina de Flores, visita monitorada pela casa, quartel e trilha; além de circo, dança e interação.
- 13 às 17 horas: oficina de Tsuru e oficina de Flores.
Foto: Divulgação
Comentários