CUIDADOS NO VERÃO

Fique atento aos cuidados para evitar afogamentos

O afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo para crianças e jovens de 1 a 24 ano

Da redação
Publicado em 22/01/2023, às 09h28

FacebookTwitterWhatsApp
É importante não ignorar os riscos nem superestimar suas habilidades quando se está no mar Fique atento aos cuidados para evitar afogamentos Guarda-vidas em seu posto, observando pessoas nadando no mar - Prefeitura de Itanhaém
É importante não ignorar os riscos nem superestimar suas habilidades quando se está no mar Fique atento aos cuidados para evitar afogamentos Guarda-vidas em seu posto, observando pessoas nadando no mar - Prefeitura de Itanhaém

O clima quente é propício para dar um bom mergulho na praia ou na piscina. Mas, durante a temporada de verão, as ocorrências de afogamentos aumentam consideravelmente devido às férias e ao tempo ensolarado.

O afogamento é uma das principais causas de morte em todo o mundo para crianças e jovens de 1 a 24 anos. Todos os anos, cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas. Os óbitos estão frequentemente ligados a atividades cotidianas e rotineiras, como tomar banho, coletar água para uso doméstico, viajar sobre a água em barcos ou balsas e pescar.

Para que o passeio na praia não tenha intercorrências no mar, é necessário não ignorar os riscos nem superestimar suas habilidades. É importante ficar alerta, e saber mais sobre os cuidados para evitar os afogamentos.

O mar é um ambiente dinâmico, ele não fica igual diariamente. Às vezes, falta uma percepção de risco ao entrar na água. Uma das dicas dos Bombeiros é procurar um posto de guarda-vidas e pedir informações sobre o estado do mar.

Outra dica é perguntar se a praia está adequada para a entrada de crianças e até mesmo de adultos. Afinal, mesmo que conheça o local em que está, deve-se ter conhecimento de como estão as correntezas naquele dia específico.

A distância segura para que você esteja com o seu filho na água, seja piscina, praia, lagoa ou rio, é de um braço. Com essa distância, é possível rapidamente amparar a criança, caso haja necessidade.

Não adianta nadar contra as correntezas. Elas são muito fortes. É recomendado nadar para os lados.  Além disso, levantar os braços e acenar é um gesto para que os salva-vidas reconheçam que você precisa de ajuda e tente o resgate.

Como ter a noção de que está na corrente de retorno? Por causa do movimento de água, a areia é remexida no fundo. No local, a água fica mais barrenta.

Por fim, na água doce pode ser muito mais difícil se manter flutuando do que na água salgada. Caso fique cansado durante uma travessia, você tem uma flutuabilidade melhor na praia do que num rio, pois afunda com mais facilidade.

Por isso, cuidado com rios e cachoeiras. Não são lugares adequados para banho e devem ser evitados, pois as rochas são muito escorregadias e junto ao afogamento acontece a queda, podendo ocasionar uma lesão grave.

*Com informações de prefeitura de Itanhaém

Leia também: Veja seis cuidados que você precisa ter em dias quentes

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!