Final Feliz! Tartaruga-cabeçuda, encontrada no fim de julho, em Mongaguá, logo voltará ao mar

Costa Norte
Publicado em 11/11/2016, às 08h14 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h37

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Foto: Reprodução

A pequena tartaruga-cabeçuda (caretta caretta), resgatada em Mongaguá, no dia 31 de julho, está muito bem cuidada pela equipe da Base de Reabilitação do Guarujá. Um vídeo publicado na página do Facebook do Instituto Gremar, no dia 5 deste mês, mostra a tartaruga nadando feliz da vida. O animal foi resgatado em Mongaguá, no dia 31 de julho. De acordo com informações do Gremar, a tartaruga tem respondido bem ao tratamento e, pela evolução, logo voltará ao mar.

A bióloga Rosane Fernanda Farah conta que a tartaruga chegou ao Gremar bem fraca. "Ela tinha cerca de 15 centímetros e pesava 280 gramas. Estava bem fraca, por isso foi mantida em um tanque pequeno, com volume menor de água até ganhar peso e tamanho". Hoje, pouco mais de três meses depois do resgate, o animal pesa quase 1kg e está com aproximadamente 21cm. "Agora ela está um tanque de 2 mil litros de água e já se alimenta sozinha. A gente simula o que acontece na natureza para ela aprender a se virar depois. Estamos apenas esperando ela atingir 30cm para soltar no mar", diz a bióloga. A expectativa é que o peso ideal seja atingido em um mês.

Veja o vídeo:

A tartaruga foi encontrada na praia do Jardim Marina, em Mongaguá. Na época, um oceanógrafo e um biólogo realizaram o primeiro atendimento até equipe do Gremar chegar ao local. Enquanto aguardava o socorro, o oceanógrafo tentou controlar a temperatura do animal e devolvê-la ao mar, mas ela voltou para a areia.

Segundo o Gremar, o aparecimento de um animal desta espécie com um porte tão pequeno é incomum na região.O que leva a crer que a tartaruga tenha nascido nas proximidades do litoral de São Paulo em algum ninho não monitorado pelas autoridades ambientais.

Imagem acervo site

Tartaruga foi encontrada com apenas 15cm de comprimento e cerca de 280 gramas (Foto: Reprodução/Internet)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!