MAR REVOLTO

Fim de semana é marcado por frio, maré alta e ressaca no litoral de SP | VÍDEOS

Mar revolto engoliu faixa de areia de Praia Grande além de invadir ruas de Santos em dia de forte ressaca na Baixada Santista

Lenildo Silva
Publicado em 31/07/2022, às 20h15 - Atualizado em 08/08/2022, às 12h06

FacebookTwitterWhatsApp
Mar revolto engoliu faixa de areia de Praia Grande além de invadir ruas de Santos em dia de forte ressaca Mar revolto - Reprodução PGinfomidia / Viver em Santos e Região
Mar revolto engoliu faixa de areia de Praia Grande além de invadir ruas de Santos em dia de forte ressaca Mar revolto - Reprodução PGinfomidia / Viver em Santos e Região

A faixa de areia das praias da Baixada Santista foram engolidas pelo mar, neste fim de semana. Aos moradores e turistas coube contemplar a força da natureza e recolher seus pertences, já que uma frente fria acompanhada por uma massa de ar de origem polar chegou à Baixada Santista e elevou o nível da maré, além de ter provocado ressacas [que é a combinação de vento e maré alta].

As roupas de banho também deram lugar a camisetas de manga comprida e agasalhos, neste último fim de semana de julho. O vento gelado que chegou à região derrubou a temperatura, apesar das poucas nuvens e presença do sol. A temperatura máxima registrada neste domingo foi de 20°C e a mínima pode chegar a 15°C.

𝗟𝗲𝗶𝗮 𝘁𝗮𝗺𝗯𝗲́𝗺: 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗰̧𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼 𝗳𝗶𝗿𝗺𝗲 𝗲 𝘁𝗲𝗿𝗺𝗶𝗻𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗰𝗵𝘂𝘃𝗮 𝗻𝗼 𝗹𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗦𝗣; 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗶𝗿𝗮 𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗶𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼 𝗱𝗲 𝟭 𝗮 𝟳 𝗱𝗲 𝗮𝗴𝗼𝘀𝘁𝗼

faixa de areia da Praia do Ocian, em Praia Grande, dominada pela água Ressaca Litoral de São Paulo (Reprodução PGinfomidia)

O Portal Costa Norte havia antecipado, por meio de um comunicado da Defesa Civil, que o fim de semana no litoral de São Paulo entraria em alerta para o fenômeno, após ventos com mais de 80 km chegar na região, a previsão era de temperaturas amenas, tempo seco e bastante nebulosidade.

Em um vídeo obtido pela reportagem [veja abaixo], é possível notar a faixa de areia da Praia do Ocian, em Praia Grande, dominada pela água. A ressaca também invadiu o canal 3 e as ruas de Santos pegando de surpresa os motoristas que passavam pela região próxima à praia. Quem estava pelo calçadão, no entanto, pode aproveitar para fazer boas fotos.

De acordo com a meteorologista Heloísa Pereira, a agitação marítima é uma resposta à passagem da ‘frente frontal’, que ela explica ser uma área de choque de massas de ar com temperaturas diferentes. “O vento realmente fica bem intenso nessa faixa [região Sudeste], o que acaba influenciando na intensificação da agitação do mar”.

Tempo nos próximos dias

A primeira semana do mês de agosto será marcada por grande amplitude térmica em vários municípios do litoral de São Paulo. As madrugadas e manhãs continuam com temperaturas mais baixas, mas volta esquentar no período da tarde.

Entretanto, os dias de sol na região tem prazo de validade, segundo os meteorologistas do Instituto Climatempo, uma frente fria que atua no Sul do Brasil começa avançar em direção ao Sudeste e já aumenta a nebulosidade no estado de São Paulo. A partir de sexta-feira (5), o tempo instável volta no litoral trazendo chuva e frio.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!