TEMPORADA 2023

Fim de ano: cerca de 2mil vagas de emprego são previstas na Baixada Santista na temporada

Após dois anos de pandemia, a temporada 2022/2023 será a primeira sem as restrições impostas para o combate da Covid-19 e é aguardada com grande expectativa pelos comerciantes do litoral paulista

Da redação
Publicado em 10/10/2022, às 15h03 - Atualizado em 11/10/2022, às 17h10

FacebookTwitterWhatsApp
Cerca de 600 mil vagas de emprego são previstas na Baixada Santista na temporada Emprego no Litoral de SP - Foto: Guilherme Dionizio/Folhapress
Cerca de 600 mil vagas de emprego são previstas na Baixada Santista na temporada Emprego no Litoral de SP - Foto: Guilherme Dionizio/Folhapress

Com a temporada de final de ano batendo à porta, os hotéis, bares e restaurantes da região já começaram a se preparar. A expectativa é alta, já que será a primeira sem as restrições impostas contra a pandemia da covid-19 após dois anos. 

Segundo previsão feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o mercado terá mais de 600 mil vagas de trabalho disponíveis puxadas pelos setores de alimentação, educação e hospedagem em todo o país.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES), Heitor Gonzalez, capacitar funcionários para esta demanda é de suma importância, pois o mercado irá precisar.

“Vamos acelerar, neste mês de outubro, nossos cursos de qualificação, para que possamos formar mais profissionais qualificados até o final do ano. Preparamos diversos cursos totalmente gratuitos para treinar essas pessoas para que elas fiquem aptas às vagas que irão surgir”, enfatiza Heitor.

Segundo Heitor, serão cerca de 2.000 vagas de emprego na região. Essa boa expectativa para a região se deve ao movimento de retomada que o setor de Turismo vem tendo em todo o Brasil.

Segundo levantamento da CNC, o setor deve crescer 5,1% neste ano, uma estimativa maior do que a registrada pela entidade no último mês, quando foram estimados 4,1% de expansão em comparação com 2021. “Estamos otimistas e isso se reflete em toda a cadeia do setor, incluindo aqui na Baixada Santista”, avalia Heitor Gonzalez.

A retomada dos mais de 50 segmentos relacionados ao turismo também ampliou a oferta de empregos formais no país. Segundo o estudo, no acumulado entre outubro de 2020 a julho de 2022, 380 mil novas vagas de empregos foram geradas no país. Os destaques ficaram por conta das aberturas líquidas de vagas nas atividades de bares e restaurantes (+281,5 mil) e serviços de hospedagem (+68,9 mil).

Cursos de qualificação do SINHORES

Pensando na vasta disponibilidade de empregos nos milhares de comércios e empresas da região, o sindicato SINHORES vai disponibilizar diversos cursos de formação e capacitação gratuitos nos próximos dias. Os cursos variam entre: camareiro, recepção hoteleira, barman, prático de cozinheiro, bartender, garçom, barista entre outros.

Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas por meio do site da entidade. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (13) 3223-7372 ou ainda pelo email: [email protected]. As vagas são limitadas.

Brasileiro quer viajar

Mais do que comprar um imóvel, voltar a estudar ou comprar um carro, os brasileiros querem fazer as malas e explorar destinos turísticos. Segundo o estudo "Narrativa Travel -- 2022”, divulgado pela Meta (administradora de algumas das principais redes sociais utilizadas no Brasil), 55% dos entrevistados acreditam que viajar é muito importante para suas vidas e 66% pretendem viajar no segundo semestre de 2022. A pesquisa foi realizada em maio de 2022 e contou com a participação de 500 entrevistados.

A maioria (60%) dos entrevistados planeja viagens dentro do Brasil, para cidades de outros estados brasileiros, reforçando a tendência crescente do turismo interno. 

A principal razão para realizar uma viagem é o lazer: 79% das pessoas irão viajar por este motivo, enquanto 39% vão visitar familiares e/ou amigos. Além disso, 61% dos consultados disseram viajar para relaxar e 16% viajam para conhecer novas culturas, experiências e histórias.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!