Filhote de jubarte encontrado morto na Enseada

Costa Norte
Publicado em 19/08/2016, às 16h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h24

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

*Crédito: JCN

Um filhote de baleia jubarte, de aproximadamente oito metros, foi encontrado morto na praia da Enseada, na tarde de quinta-feira, 18. O corpo do animal marinho, já sem vida, encalhou na sexta-feira, 19, entre os bairros Vista Linda e Jardim Raphael, onde passou por necropsia por profissionais do Gremar (Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos).

A notícia de uma baleia encalhada na praia da Enseada chamou a atenção dos moradores. O pedreiro Nivaldo Nunes da Silva ficou espantado e fez questão de ver o animal e tirar uma foto. Ele explica a atitude: “É uma coisa revoltante ver a natureza se acabando a troco de nada, porque é difícil uma coisa dessas, tanto para a gente ver quanto para acreditar e tirar uma foto de recordação. Faz seis anos que eu moro aqui e nunca vi uma cena igual a essa”.

A veterinária patologista do instituto, Raquel Beneton Ferioli, conta que as amostras coletadas do corpo do animal serão analisadas por laboratórios parceiros, para determinar a causa da morte ou os processos envolvidos na morte da baleia. Segundo ela, não é comum esta espécie se aproximar da costa do litoral paulista, porque elas estão migrando em direção a Abrolhos, na Bahia, entretanto, outros casos semelhantes estão sendo analisados. “O que a gente tem de particularidade neste ano é que houve alguns encalhes de filhotes de jubarte, então, tanto nosso instituto quanto outras instituições têm investigado estes encalhes que ocorreram ao longo da costa do estado de São Paulo, para tentar chegar a uma conclusão”.

Segundo Ferioli, o filhote encontrado estava em estado de putrefação avançado e, por isso, houve impossibilidade de análise de alguns órgãos e tecidos, entretanto, pelo estômago e intestino há indícios de que o animal ficou sem se alimentar. Não há um prazo específico para determinar as possíveis causas da morte da baleia, no entanto, depois de enviadas as amostras, os laboratórios terão até 30 dias para entregar os resultados.

As baleias jubarte são encontradas em todos os oceanos e, quando adultas, podem medir até 17 metros e pesar até 40 toneladas.

Para informar casos como este ou de resgate de animais marinhos, o Gremar disponibiliza dois telefones, o (13) 3386 3110 e o 0800 642 3341.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!