Fies tem prazo de inscrição prorrogado para vagas remanescentes


Costa Norte
Publicado em 07/12/2016, às 10h33 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h41

FacebookTwitterWhatsApp

Costa Norte
Costa Norte


Foto: Reprodução

Nacional

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para os estudantes do ensino superior se inscreverem em vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os alunos não graduados poderão se inscrever até sexta-feira, 9 para uma vaga no curso em que estão matriculados. O prazo anterior à prorrogação estava programado para a última sexta-feira, 2.



De acordo com o MEC, podem concorrer às vagas remanescentes os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média geral mínima de 450 pontos e nota na redação maior que zero. Ainda, é requisito a comprovação de renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos.

Os interessados devem realizar a inscrição pela internet, no sistema FiesSeleção (http://fiesselecao.mec.gov.br). Após a inscrição, o candidato deve concluir o processo nos dois dias úteis subsequentes, no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Mais informações pelo telefone 0800-616161.

O MEC estima que ainda poderão ser concedidos 28 mil financiamentos. Pelo sistema, as instituições de ensino superior dever arcar com a taxa administrativa de 2% sobre o valor dos encargos educacionais liberados pelos agentes financeiros do Fies. Neste ano, a transferência do pagamento reduziu R$ 160 milhões nos gastos do Ministério da Educação e estima que, nos próximos anos, a economia anual seja de R$ 400 milhões.



O governo informou que os estudantes que contam com recursos do Fies não serão prejudicados com a nova legislação, uma vez que as instituições ficam proibidas de repassar às mensalidades os custos operacionais do agente operador do financiamento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!