Arte

Festival Felino Preta traz o protagonismo de artistas pretas e pretos

A diversidade das manifestações culturais e artísticas ocupa o “palco” do festival que apresenta um panorama de arte e ativismo no mês da Consciência Negra

Da redação
Publicado em 09/11/2020, às 13h03

FacebookTwitterWhatsApp
Poeta Kimani - Divulgação/Circo Navegador
Poeta Kimani - Divulgação/Circo Navegador

Entre os dias 21 e 30 de novembro serão apresentadas dez obras de variadas linguagens na 2ª edição do Festival Felino Preta. O evento é uma iniciativa da Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte que foi contemplada pelo prêmio Funarte Descentrarte – 2019, da Funarte, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Participe dos nossos grupos 👉https://bit.ly/COSTAINFORMA10📲 Informe-se, denuncie

Serão cinco transmissões ao vivo, pelo YouTube e Facebook. Entre 21 e 25 de novembro, sempre às 20 horas; serão apresentadas, diariamente, duas obras com a presença dos artistas criadores, que serão comentadas por uma debatedora ou debatedor convidado.

O festival traz um panorama artístico e cultural com as linguagens: cultura urbana, cultura hip hop, teatro, música, dança, cinema, artes visuais, literatura, audiovisual e performance. Os 10 trabalhos desta edição foram selecionados entre os semifinalistas da edição anterior; ao todo foram 242 inscritos que confirmaram a potência da produção da negritude no cenário artístico brasileiro.

Dentre os convidados: Aryani Marciano, Ayana Amorim, Brenalta, Coletivo Encruzilhada, Elisa de Sena, Gal Martins, Jô Pereira, Kimani, Luciane Ramos, Luz Ribeiro, Meire D' Origem, Midria, Preta Ary, Rosberg Adonay e Vinicius Silva.

Os vídeos ficarão hospedados na playlist Festival Felino Preta 2ª edição, no canal www.YouTube.com/CircoNavegadore estarão concorrendo ao prêmio de R$1.000,00 do Júri Popular. As pessoas interessadas podem acessar o formulário de votação nas descrições dos vídeos.

Os vídeos que compõem a programação do festival expressam as questões impostas à negritude na atualidade e ao longo da história de África e Brasil. Na programação teremos uma grande diversidade cultural e artística com vídeos das variadas áreas da cultura expressas em múltiplas linguagens.

“Venham acompanhar essa grande mostra que traz olhares ancestrais, despertos e livres, buscando esse lugar de comunidade e sentimento de pertencimento no exercício da escuta, capaz de reafirmar quem somos nós e incentivar a expressão de nossos corpos e mentes, fortalecendo os dons e sensibilidades que possam desaguar e encontrar o público que está à espera de arte e cultura capaz de traduzir e dialogar com as suas narrativas”, convidam os organizadores.

Programação

Dia 21/11 às 20 horas

Minimelimetros - Luz Ribeiro 

 Poesia marginal - Kimani 

Debatedora: Meire D' Origem 

Dia 22/11 às 20 horas

Deus - Vinicius Silva

Templo - poesia armada - Elisa de Sena

Debatedora: Jô Pereira

Dia 23/11 às 20 horas

Poeta Preto - Rosberg Adonay 

Urtiga  - Coletivo Encruzilhada 

Debatedora: Gal Martins

Dia 24/11 às 20 horas

Emergência - Preta Ary

Preta Galáctica - Midria 

Debatedor: Brenalta

Dia 25/11 às 20 horas

Aglomerado de amor de gente - Ayana Amorim

Peço Licença - Aryani Marciano

Debatedora: Luciane Ramos

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!