PADROEIRO

Feriado em Guarujá: entenda o '15 de janeiro' na cidade

Data comemora o padroeiro Santo Amaro, padroeiro dos agricultores, discípulo de São Bento e uma das maiores ordens monásticas do mundo

Da redação
Publicado em 15/01/2021, às 15h45 - Atualizado às 15h52

FacebookTwitterWhatsApp
Feriado em Guarujá: entenda o '15 de janeiro' na cidade - Divulgação/PMG
Feriado em Guarujá: entenda o '15 de janeiro' na cidade - Divulgação/PMG

A data de 15 de janeiro é muito confundida com o aniversário de emancipação na cidade de Guarujá. O município, no entanto, comemora outro feriado neste dia do ano. O dia 15 do primeiro mês do ano é o aniversário de morte do padroeiro da cidade: Santo Amaro. O aniversário de Guarujá é no dia 30 de junho.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma  📲 Informe-se, denuncie! 🔵

O feriado litúrgico comemorado há mais de 70 anos em Guarujá, desta vez não terá comemorações tradicionais, devido à pandemia de coronavírus (covid-19). Em 2021, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, promoveu uma missa solene e carreata com a imagem do santo, pela orla das praias das Astúrias, Pitangueiras e Enseada. Já às 19 horas, será o encerramento das festividades com outra missa solene. Na Capela Santo Amaro, haverá duas missas, às 17h e às 19 horas. 

Para a programação, serão seguidos todos os protocolos de segurança para a covid-19, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Conheça o Santo

Conhecido também como Mauro, Amaro nasceu em Roma, na Itália, no século VI. Ele entrou muito cedo para a vida religiosa, tornou-se beneditino aos 12 anos de idade. Foi apontado como um exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.

Feriado em Guarujá: entenda o '15 de janeiro' na cidade (Divulgação/PMG)

Em Guarujá, a primeira manifestação religiosa em louvor a Santo Amaro aconteceu em 1545 – dois anos após o batismo da ilha, quando o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo. Apesar de não haver qualquer vestígio desse templo, acredita-se que ele teria sido erguido na localidade hoje conhecida como Santa Cruz dos Navegantes.

Leia também ➤ Guarujá reverencia o padroeiro Santo Amaro em vídeo especial

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!