Homenagem

Feriado de Finados: Cemitérios de Guarujá recebem zeladoria

A estimativa é que 20 mil pessoas visitem os três equipamentos públicos da cidade no feriado de Finados

Da Redação
Publicado em 22/10/2018, às 09h19 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h42

FacebookTwitterWhatsApp
Hygor Abreu/PMG
Hygor Abreu/PMG

Para o feriado de Finados, a prefeitura de Guarujá executou uma série de ações de zeladoria nos cemitérios da cidade, para receber os visitantes no dia 2 de novembro. De acordo com a estimativa da diretoria de Cemitérios e Serviços Funerários, os três equipamentos públicos devem receber cerca de 20 mil pessoas na data.

Ao longo deste mês, a Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) executou uma série de ações como capinação e roçada, foram reforçados. Para prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti, os agentes de combate e controle às endemias da Secretaria de Saúde, desenvolveram uma ação nos locais que contou com nebulização - que é a aplicação do inseticida para matar os mosquitos, e também o larvicida, que visa eliminar larvas e possíveis focos.

Conforme o previsto, a reforma dos passeios também foi finalizada, assegurando a acessibilidade dos visitantes. O interior das capelas do Cemitério da Saudade (Vila Júlia) e da Consolação (Vicente de Carvalho) recebeu pintura, tornando o ambiente mais acolhedor às famílias. Já a área externa e as guias dos três locais também foram pintadas.

Segundo a prefeitura, até o fim do ano, três portões serão construídos para a entrada de cemitérios e de velórios. O diretor de Cemitérios e Serviços Funerários, José Maria dos Santos detalhou: “Adquirimos ferros galvanizados para construir um portão para o velório e outro para o cemitério da Vila Júlia. O terceiro será para entrada do Cemitério Jardim da Paz, no Morrinhos. A construção será feita com mão de obra da secretaria”.

Desde que a Lei Municipal 4433/2017 entrou em vigor, criando o Fundo Municipal dos Cemitérios Públicos de Guarujá (Fucem), os cemitérios de Guarujá foram amplamente revitalizados. Nas áreas externas, refletores foram instalados, garantindo a segurança do patrimônio público e de munícipes. O Fucem também possibilitou a contratação de empresa terceirizada para manutenção do local, além da aquisição de bebedouros, tendas, ventiladores, entre outros itens.

Programação de Missas de Finados

Quinta-feira, 1

Cemitério da Consolação (Vicente de Carvalho)

16 horas – celebração realizada pela Paróquia São José

Sexta-feira, 2

Cemitério da Consolação (Vicente de Carvalho)

8 horas – celebração realizada pela Paróquia São José

10 horas – celebração realizada pela Paróquia São José

16 horas – celebração realizada pela Paróquia Nossa Sra. das Graças

Cemitério da Saudade (Vila Júlia)

16 horas – celebração realizada pela Paróquia Santa Rosa de Lima

Cemitério Jardim da Paz (Morrinhos)

9 horas – celebração realizada na Paróquia Senhor Bom Jesus

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!