FCC mostra na Feicon a Massa DunDun, inovação que está mudando a forma de construir paredes no Brasil e no mundo


Costa Norte
Publicado em 02/03/2012, às 12h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h35

FacebookTwitterWhatsApp

O Grupo FCC estará apresentando na ‘Feicon 2012’ a ‘Massa DunDun’, argamassa polimérica que introduz uma nova forma de construir paredes: colando os tijolos. A inovação, conforme o fabricante torna a mão de obra mais produtiva, resulta em uma parede mais resistente e durável, reduz custos e ainda não agride o meio ambiente.

Criada para substituir a argamassa convencional (seja a argamassa pronta ou a tradicional mistura de cimento, cal, areia e água), o produto proporciona maior agilidade comparado com o método convencional de levantamento de paredes. Com a argamassa convencional, um pedreiro e dois ajudantes assentam aproximadamente 850 tijolos comuns em 8h de trabalho. Já com a Massa DunDun, o mesmo trabalho pode ser feito pelo mesmo pedreiro e somente um ajudante em apenas 3h, garante a FCC.

Economia de material

Além da economia de tempo, o produto traz também uma enorme economia de material, pois  uma embalagem de 15 kg do produto é suficiente para assentar 10 m² de parede, representando menos de 5% da quantidade de material utilizado com o método tradicional.

Outro aspecto importante diz respeito à sustentabilidade. Como não há cimento nem areia na formulação do produto, sua utilização resulta em uma substancial vantagem do ponto de vista ambiental.

Menos CO2

Além de contribuir para a diminuição da retirada de areia dos leitos de rios, a principal vantagem ambiental da Massa DunDun está na diminuição direta de emissões de CO2 que o produto gera. Enquanto na fabricação do cimento utilizado para o assentamento de cada m² de parede é emitido aproximadamente 2 kg de CO2 na atmosfera, o passivo ambiental da Massa DunDun se limita ao baixo consumo de energia elétrica dos equipamentos utilizados na sua produção.

Pronta para usar

Comercializada em embalagens de 3kg, 5kg e 15kg, a Massa DunDun já vem pronta para usar, não necessitando nem mesmo de água. O produto pode ser aplicado com uma pistola de aplicação ou com bisnagas plásticas (ambos também fornecidos pela FCC) ou até mesmo direto da própria embalagem de 3 kg. O gerente responsável pelo produto na FCC, Michael Santos, ainda salienta que no primeiro ano de comercialização, a empresa superou as expectativas de aceitação da novidade, que vem sendo recebida com entusiasmo por grandes construtoras, empreiteiras, engenheiros e pelas maiores redes de comercialização de produtos para a construção civil.

Em grande escala

Hoje, segundo Santos, o produto está sendo comercializado em grande escala tanto no Brasil como também no Exterior, inclusive, com ensaios em andamento para homologação do produto nos Estados Unidos e Europa.

100% nacional

 O Grupo FCC, é uma empresa de capital 100% nacional que fabrica adesivos, vedantes, elastômeros termoplásticos e resinas poliuretânicas. Fundado em 1969, o Grupo tem sua matriz no Rio Grande do Sul e unidades em São Paulo, Bahia, Ceará, Uruguai, Argentina e China. A empresa tem 30 anos de atuação no mercado da construção civil e conta com um portfólio de 75 itens diferentes para este mercado com sua marca DunDun.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!