Evento celebra 40 anos do Parque Estadual da Serra do Mar

Costa Norte
Publicado em 01/09/2017, às 09h44 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h08

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Workshop, exposição de artes, mostra fotográfica e coquetel compõem evento de aniversário

O Pesm - Parque Estadual da Serra do Mar -, celebra, em setembro, 40 anos de sua fundação. Para comemorar a data, o Núcleo São Sebastião do parque organiza um amplo evento envolvendo o trade turístico local, a ser realizado no dia 5 de setembro, no bairro de Cambury, quando se reunirão, no Hotel Nau Royal, proprietários de hotéis, restaurantes e receptivos sebastianenses, além de funcionários e conselheiros do parque, ambientalistas e prefeitura municipal.

Roberto Ibrahim, proprietário do hotel sede do evento e membro do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião -, disse:  “São Sebastião tem muito a oferecer e fomentar no turismo ecológico. Temos riqueza histórica, ampla fauna e flora, além de muita beleza natural. Esta aproximação do trade com os órgãos de proteção visa estreitar esse relacionamento e difundir ainda mais, ao empresariado local, a riqueza ambiental de nossa região, fora do segmento sol&praia”.

Dentre as ações programadas, destaque para o workshop O Desenvolvimento do Turismo Ecológico e Sustentável de São Sebastião, que abordará temas como o fomento do turismo de birdwatching e apresentação do Sítio Arqueológico de São Sebastião. O evento conta ainda com exposição de produtos artesanais oriundos de frutas da Mata Atlântica e mostra fotográfica de aves da região.

Rodrigo Alves, presidente da APHM - Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias -, explica: “Temos cerca de 100km de extensão do Parque Estadual em São Sebastião, e essa é uma riqueza com potencial ainda pouco explorado em nossa região. Estamos buscando desenvolver isso”.

Para encerrar as celebrações do aniversário do Pesm, os estrelados restaurantes da costa sul sebastianenses Ogan, Guató e YYE ofertarão aos presentes um coquetel com menu especialmente planejado para a ocasião.

Pesm

Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (Pesm) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar, desde o Rio de Janeiro, até o Vale do Ribeira, litoral sul do estado.

Devido à sua enorme extensão, o Pesm é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Inaugurado na época da construção da rodovia Rio-Santos (BR 101), que abriu o litoral ao desenvolvimento do turismo, o Parque Estadual Serra do Mar é administrado pela Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Serviço

“Celebração  dos 40 anos do Pesm”

Dia 5/9 - das 17h às 22h

Hotel Spa Nau Royal, Cambury, São Sebastião – SP

Workshop:  O Desenvolvimento do Turismo Ecológico e Sustentável de São Sebastião

Mostra fotográfica e exposição de produtos Mata Atlântica

Coquetel de encerramento.

São Sebastião

Da redação

Foto: Divulgação

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!