Incomparável

Eterno rei do futebol, Pelé agora está no dicionário

O adjetivo e substantivo Pelé já aparece nas versões digital e impressa do dicionário Michaelis

Thiago Reis Dantas
Publicado em 28/04/2023, às 09h44 - Atualizado às 11h03

FacebookTwitterWhatsApp
Pelé comemora o terceiro título mundial da seleção na Copa de 1970 no México PELÉ COPA 1970 Carregado no ombros, Pelé comemora mais um título com a Seleção Brasileira. - https://www.rootsoffight.com/
Pelé comemora o terceiro título mundial da seleção na Copa de 1970 no México PELÉ COPA 1970 Carregado no ombros, Pelé comemora mais um título com a Seleção Brasileira. - https://www.rootsoffight.com/

Não há dúvida de que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi um atleta excepcional nos gramados pelo mundo afora. Três vezes campeão do mundo de futebol com a Seleção Brasileira, duas vezes campeão do mundo e outras duas conquistando a América com o Santos Futebol Clube, Pelé levou o nome do Brasil para o planeta. Tamanha importância ganhou reconhecimento e a palavra Pelé foi eternizada na língua portuguesa.

Pelé chora após o primeiro título mundial de 1958 com a Seleção Brasileira PELÉ COPA 1958 Abraçado com goleiro Gilmar, Pelé chora após o título mundial de 1958 com a seleção (https://www.rootsoffight.com/)

No dicionário


pe.lé® adj m+f sm+f  Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único.
Exemplos: Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira.

A campanha "Pelé no dicionário" começou no mês de abril e foi promovida pelo canal Sportv, emissora do Grupo Globo, e a Pelé Foundation. O ex-jogador faleceu aos 82 anos em dezembro do ano passado.

Pelé comemora o terceiro título mundial da seleção na Copa de 1970 no México PELÉ COPA 1970 Carregado no ombros, Pelé comemora mais um título com a Seleção Brasileira. (https://www.rootsoffight.com/)

Pós-futebol 

Depois de se aposentar, Pelé concentrou-se em usar sua fama para trabalhar pela paz mundial, os direitos internacionais das crianças e a redução da pobreza.

Em 1994, Pelé foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, uma função que reconhece pessoas com influência para contribuir com a paz e a segurança mundiais, promovendo a colaboração internacional.

Eternizado nos gramados e nos corações dos fãs de futebol, Pelé estará para sempre na Língua Portuguesa PELÉ NO PACAEMBU Pelé sorrindo antes de um jogo no estádio do Pacaembu (El País)

Por todo o seu trabalho humanitário, a UNESCO concedeu a Pelé o Prêmio 'Crianças Necessitadas' em 2012. Também recebeu um doutorado honorário da Universidade de Edimburgo em reconhecimento às realizações de sua vida.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!