Bertioga, assim como todas as cidades do litoral do estado, participará da campanha entre os dias 29 e 17 de fevereiro

O governo do estado antecipou a campanha contra a febre amarela após conversa com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. A informação foi divulgada pelo governador Geraldo Alckmin na terça-feira, 16.
Anteriormente, a campanha iniciaria nos municípios de risco, inclusive em todo o litoral paulista, no dia 3 e prosseguiria até o dia 24 de fevereiro, com a antecipação em uma semana, a mobilização ocorrerá de 29 de janeiro a 17 de fevereiro.
Alckmin esclarece o motivo para as cidades litorâneas estarem no grupo de municípios prioritários. “O litoral tem que ter prioridade em razão da Mata Atlântica. Então, não deve haver correria, todos serão vacinados. No mutirão agora, a prioridade é para quem está próximo a área de matas, áreas de risco, que explicita no site da secretaria, ou quem vá viajar para locais próximos à mata”.
De acordo com o governador, o estado receberá mais um milhão de doses da vacina fora do período da campanha. Na terça-feira, o Ministério da Saúde já enviou o primeiro lote, com 500 mil doses. O estado reforça que não há motivo para pânico, pois toda a população deverá ser vacinada até o fim do ano.
Bertioga
Durante a campanha, todas as cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bertioga devem atuar como postos de vacinação, das 9 às 16 horas, de segunda a sexta. De acordo com a prefeitura, a meta é de vacinar 46 mil pessoas.
Além disso, os sábados (3 e 17 de fevereiro) são considerados os dias "D" da campanha. Nestas datas devem integrar a campanha como posto de vacinação a sede da Vigilância Epidemiológica, no Centro, e a Escola Municipal Chácara Vista Linda, das 8 às 17 horas.
O alerta para que não há motivos para pânico também foi reforçado pela diretora de Vigilância em Saúde do município, Michelle Luís Santos. Ela ressalta que “não há casos de febre amarela na região da Baixada Santista, tampouco macacos mortos pela doença. A população pode ir receber a vacina com tranquilidade, não existe motivo para pânico”.
Segundo a prefeitura, houve aumento na procura pela vacina. Em novembro do ano passado, foram vacinadas 89 pessoas e, em dezembro, 84, no entanto, somente até o dia 12 deste mês foram 229 imunizados. A prefeitura de Bertioga explica que, no período anterior a campanha, manterá o esquema de vacinação nas UBSs, de imunização a quem for viajar para o exterior e áreas com casos da doença. Conforme revelou, as equipes de saúde da cidade receberão capacitação nesta quarta, 17, e quinta-feira, 18.
A Secretaria de Saúde de Bertioga ressalta que a vacina não deve ser aplicada em quem já foi imunizado; crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres que amamentam bebês de até 6 meses de vida; pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, com câncer, infectados pelo HIV, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores); e pacientes submetidos a transplantes de órgãos.
Febre Amarela
Dados da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo indicam 21 mortes por febre amarela no estado até a sexta-feira, 12. A doença é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado.
O macaco não é transmissor da doença, mas se torna vítima dos mosquitos das espécies Haemagogus e Sabethes, responsáveis pela febre amarela silvestre (FAS). Os animais com a enfermidade alertam sobre a aproximação da doença na região.
As primeiras manifestações da doença em humanos são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.
Postos de vacinação
Durante a campanha, as UBSs vacinarão contra a febre amarela de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Nos dias ‘D’ da campanha, ou seja, os sábados os 3 e 24 de fevereiro, além das UBSs, a Vigilância Epidemiológica (rua Jorge Ferreira, 60, Centro) e a E.M. Chácara Vista Linda, a “Fazendinha” (estrada 4, 301, Bairro Chácaras) , também serão postos, das 8 às 17 horas.
- UBS Boraceia – Rua Mário Schemberg, s/nº, Boracéia
- UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá
- UBS Vista Linda – Rua José Carlos Pace, s/nº, Vista Linda
- UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga
- UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho