COPA DO MUNDO

Está chegando a hora: confira 5 curiosidades da Copa do Mundo 2022 no Catar

Estádios sem venda de bebida alcoólica, primeira Copa do Mundo no oriente médio, competição em novembro e a última com 32 seleções participantes. Brasil busca o hexa em um Mundial completamente diferente

Da redação
Publicado em 23/09/2022, às 14h36 - Atualizado às 15h02

FacebookTwitterWhatsApp
Copa do Mundo começa em novembro, no Catar Está chegando a hora: confira 5 curiosidades da Copa do Mundo 2020 no Catar bola e taça da copa do mundo - Foto: Divulgação/Fifa
Copa do Mundo começa em novembro, no Catar Está chegando a hora: confira 5 curiosidades da Copa do Mundo 2020 no Catar bola e taça da copa do mundo - Foto: Divulgação/Fifa

A seleção brasileira entra em campo daqui a pouco, às 15h30, contra Gana, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2022.

E por falar em Copa do Mundo, o Portal Costa Norte preparou 5 curiosidades sobre o Mundial que ocorre em novembro no Catar.

1. Bebidas alcoólicas não serão vendidas nos estádios

Os estádios da Copa do Mundo do Catar não terão bebidas alcoólicas, segundo a agência de notícia Reuters.

A venda ocorrerá apenas fora das arenas, antes e depois de algumas partidas, em locais restritos.

O Mundial de 2022 será o primeiro a ser realizado em um país muçulmano com controles rígidos sobre o consumo de álcool. O evento e o esporte são historicamente associados à cerveja e é patrocinado por marcas do setor, mas a venda não vai ocorrer durante os jogos.

2. Primeira Copa do Mundo no Oriente Médio

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

A escolha do país para a Copa se deu tanto pela questão econômica quanto turística, já que o país é um dos mais ricos do mundo. 

Porém, existem alguns detalhes relacionados à organização dos estádios. Segundo a BBC, o Catar conta com oito estádios e alguns deles, como o Khalifa Stadium, possui um sistema de refrigeração em todo o complexo. 

3. Primeira Copa do Mundo em novembro

O Catar é um país que fica no coração do Oriente Médio e o clima é um dos problemas. No verão, as temperaturas no país variam entre 40 e 50 graus. 

Justamente pelo clima e pelas altas temperaturas, a Copa do Mundo de 2022 acontecerá no final do ano quando as temperaturas dão uma trégua. 

4. Última Copa do Mundo com 32 países

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

5. Seleções poderão levar 26 jogadores

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

Foi incluída também uma pequena modificação feita a pedido das confederações participantes do Mundial: a lista provisória de 55 convocados não será mais divulgada pela entidade máxima do futebol, ao contrário do que dizia a primeira versão do regulamento.

A direção da Fifa não colocou como obrigatório convocar 26 jogadores, como fazia com 23, por sugestão de algumas das federações participantes da Copa no workshop realizado em Doha no início de julho.

Apesar de improvável que algum treinador opte por levar menos atletas do que o limite, alguns dirigentes argumentaram que cabe a eles administrar a montagem dos elencos e que seria interessante ter em aberto uma margem para se trabalhar. Tite, técnico da seleção brasileira, já afirmou que convocará 26 jogadores.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!