Mais servidores foram contratados, temporariamente, para atender a demanda; cidade espera receber mais de 1,5 milhão de visitantes
Mais de 600 servidores vão fazer parte do esquema especial de limpeza da orla de Praia Grande, entre a faixa de areia e o calçadão, durante a temporada de verão. A cidade do litoral de São Paulo espera receber mais de 1,5 milhão de visitantes. No Réveillon, a operação começará os trabalhos às 2h da madrugada do dia 1° de janeiro, para garantir praias limpas aos frequentadores diurnos.
Segundo a administração municipal, o reforço na equipe de limpeza inclui a participação de 450 servidores da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), no período noturno. Outros 150 servidores foram contratados de forma temporária, para reforçar a equipe, que terá 650 pessoas para realizar a limpeza diária da orla da praia. Maquinários também serão utilizados, como tratores, caminhões e outros equipamentos voltados exclusivamente para essa tarefa.
De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Urbana da Sesurb, Rafael Henrique Rodrigues, apesar do reforço, a cidade espera a colaboração das pessoas para manter a orla limpa. “Instalamos mais de 250 caçambas de lixo na faixa de areia, e são mais de 1.700 lixeiras no calçadão. Não há justificativa para o descarte de lixo em local inapropriado. Além de representar um risco ao meio ambiente, esse descarte pode ser um risco também para as pessoas que frequentam a praia”.
Para a virada do ano, mesmo sem a realização de queima de fogos, a prefeitura preparou uma operação especial de limpeza. Cerca de 700 pessoas começam a trabalhar a partir das 2h da madrugada do dia 1º, logo após as comemorações do Ano Novo. O objetivo é retirar da praia tudo o que possa machucar os banhistas ou poluir o mar. No Réveillon de 2023/2024, foram removidas 900 toneladas de lixo ao longo dos 22,5km da orla de Praia Grande.